Conteúdo da Notícia

9ª Vara de Família profere primeira sentença virtual

9ª Vara de Família profere primeira sentença virtual

Ouvir: 9ª Vara de Família profere primeira sentença virtual

A juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo, da 9ª Vara de Família da Comarca de Fortaleza, proferiu nessa segunda-feira (25/10), a primeira sentença virtual da unidade judiciária. A decisão foi referente a uma ação de interdição ajuizada em 2007.
O julgamento, que indeferiu o pedido de interdição, foi feito apenas cinco dias depois de ter sido importado para o Sistema de Automação da Justiça (SAJ). ?Já estamos movimentando regularmente os processos novos e os antigos?, afirma a juíza. Segundo a magistrada, a boa visualização dos documentos, com o conteúdo ordenado corretamente, tem ajudado nesse momento de adaptação aos autos virtuais.
Todas as peças processuais das 18 Varas de Família do Fórum Clóvis Beviláqua já foram enviadas à central de digitalização, onde são transformadas em arquivos digitais. As ações começaram a retornar às unidades judiciárias como autos virtuais, que são importados no SAJ, software utilizado pelo Poder Judiciário do Ceará na virtualização.
Além disso, desde o último dia 18, os processos estão sendo distribuídos virtualmente. Os advogados já podem efetuar o peticionamento eletrônico no Portal de Serviços do SAJ. As ações podem ser consultadas pela internet mediante senha de acesso, disponibilizada na unidade onde o processo tramita.