Conteúdo da Notícia

8ª Câmara Cível vai implantar novo sistema para acelerar julgamentos

8ª Câmara Cível vai implantar novo sistema para acelerar julgamentos

Ouvir: 8ª Câmara Cível vai implantar novo sistema para acelerar julgamentos

A 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) vai implantar solução tecnológica para otimizar o julgamento de processos. A apresentação da ferramenta foi feita nesta terça-feira (21/07), a pedido do presidente do colegiado, desembargador Darival Beserra Primo.

O novo sistema vai disponibilizar o voto para todos os integrantes da Câmara antes da sessão de julgamento. O objetivo é permitir troca de ideias e opiniões sobre a matéria. Por meio de um chat, os magistrados poderão solucionar eventuais dúvidas sobre os processos diretamente com os relatores.

“Será um passo importante para o aperfeiçoamento do nosso trabalho. Não apenas vai proporcionar mais celeridade, mas também segurança, clareza e praticidade, pois os desembargadores terão acesso total ao voto e às demais peças do processo com razoável antecedência”, declarou o presidente da 8ª Câmara.

Segundo o desembargador José Tarcílio Souza da Silva, integrante do colegiado, a discussão prévia do voto também vai permitir maior qualidade no julgamento dos processos, reduzindo a possibilidade de pedidos de vista. A previsão é de que a nova metodologia seja implementada a partir do próximo dia 11 de agosto.

A ferramenta é gerenciada pela Secretaria Judiciária, com suporte da Secretaria de Tecnologia da Informação. Faz parte do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) e foi implantada na 3ª Câmara Cível do TJCE há cerca de dois anos. Desde então, as sessões do colegiado têm tido duração média de trinta minutos. Os desembargadores anunciam e homologam o voto previamente acordado, com possibilidade de leitura da peça, se houver necessidade.