Conteúdo da Notícia

6ª Vara de Família de Fortaleza concorre ao  “Prêmio Melhores Práticas de Gestão 2013”

6ª Vara de Família de Fortaleza concorre ao “Prêmio Melhores Práticas de Gestão 2013”

Ouvir: 6ª Vara de Família de Fortaleza concorre ao “Prêmio Melhores Práticas de Gestão 2013”

A 6ª Vara de Família de Fortaleza está entre as seis concorrentes ao Prêmio Melhores Práticas de Gestão 2013, com a iniciativa “Mandado de citação padrão (15 dias para se manifestar)”. A premiação, organizada pela Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), tem como objetivos reconhecer o trabalho dos autores e incentivar a criação de boas práticas de gestão.

A experiência da Vara é de autoria da desembargadora Maria Edna Martins (juíza da unidade, na época); do analista judiciário adjunto, Expedito Wagner Moreira Quaresma; e da técnica judiciária Aurineide Monte da Costa Moreno. O projeto consiste em enviar para os oficiais de Justiça, junto com a citação, apenas a senha do processo. Antes, era preciso mandar a cópia da petição inicial e os anexos.

A prática busca a excelência na gestão de custos operacionais, reduzindo sensivelmente o uso de papel. Além disso, Wagner Quaresma ressalta que o tempo para envio da citação à Coordenadoria de Cumprimento de Mandados (Coman) foi reduzido, otimizando o tempo do servidor para desenvolver outras atividades.

Houve benefícios também para oficiais de Justiça e jurisdicionados. “Para os oficiais de justiça, reduzimos o calhamaço de papel que acompanhava o mandado. Para o jurisdicionado, há maior comodidade para procurar/constituir imediatamente o advogado ou, se for o caso, dirigir-se ao Setor de Contestação do Fórum Clóvis Beviláqua”, detalha.

A experiência da 6ª Vara da Família está disponível na íntegra no seguinte link: http://www7.tjce.jus.br/portal-conhecimento/?p=2461

VOTAÇÃO

Entre as seis iniciativas selecionadas para votação, as três mais bem colocadas receberão prêmios, de acordo com a classificação. Será enviado para magistrados e servidores link, por e-mail, para votação das melhores práticas. A escolha deve ser feita entre os dias 11 e 13 de fevereiro.

INICIATIVAS SELECIONADAS

– “Planejamento, metas e gestão de pessoas como fator de valorização da imagem do Judiciário”. Autor: juiz Erick Omar Soares Araújo. Unidade: Comarca de Itapiúna.

– “Excelência no atendimento ao jurisdicionado”. Autora: desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda. Unidade: Gabinete da desembargadora.

– “Mandado de citação padrão (15 dias para se manifestar)”. Autor: desembargadora Maria Edna Martins (juíza da unidade, na época), Expedito Wagner Moreira Quaresma e Aurineide Monte da Costa Moreno. Unidade: 6ª Vara de Família da Capital.

– “Manual de rotinas cíveis e criminais”. Autora: Francisca Nelzeny Feitosa Santos. Unidade: 14º Juizado Especial Cível e Criminal.

– “Roteiro para consulta processual”. Autor: Expedito Wagner Moreira Quaresma. Unidade: 6ª Vara de Família da Capital.

– “Uso de caixas cedidas pelo CONPAM para armazenar papéis recicláveis”. Autoras: Carla Juliana Lima Lustosa da Costa e Suellen Natasha Pinheiro Correa. Unidade: 7ª Vara de Execuções Fiscais de Fortaleza.