Conteúdo da Notícia

Telejustiça passa a prestar informações sobre alvarás de soltura da 4ª e 6ª Varas Criminais

Telejustiça passa a prestar informações sobre alvarás de soltura da 4ª e 6ª Varas Criminais

Ouvir: Telejustiça passa a prestar informações sobre alvarás de soltura da 4ª e 6ª Varas Criminais

Advogados e partes que têm processos na 4ª e 6ª Varas Criminais de Fortaleza deverão solicitar, a partir desta quinta-feira (06/02), informações sobre alvarás de soltura diretamente ao TeleJustiça do Fórum Clóvis Beviláqua, por meio do telefone3216-6000. A medida será estendida posteriormente às demais unidades.

Antes, as informações eram direcionadas à Central Integrada de Apoio à Área Criminal (CIAAC), que foi instalada no Fórum para auxiliar as duas Varas no que diz respeito à comunicação dos atos processuais, entre eles, cumprimentos de alvarás de soltura. Para aperfeiçoar esse serviço, a Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) desenvolveu um programa que será utilizado pelo Telejustiça.

O secretário da Setin, Moacir Medeiros, destacou a importância da iniciativa. “A partir de agora, os servidores poderão se dedicar exclusivamente às funções das Varas, sem interrupções causadas pelas consultas da população, que passam a ser atendidas pelo TeleJustiça”.

De acordo com o coordenador da equipe que desenvolveu a ferramenta, Welkey Costa do Carmo, a ideia é retirar das unidades a atribuição de prestar informação sobre alvarás de soltura. “O Telejustiça é um setor especializado em atendimento, e o mais procurado pela população, por isso nós o habilitamos a responder a mais essa pergunta”, disse Welkey, que também é o gestor do Escritório de Projetos da Setin.

No último dia 31, funcionários do Telejustiça receberam treinamento para trabalhar com a nova ferramenta. “Estamos aptos a fazer a consulta sobre o andamento dos alvarás, mas é necessário que o interessado forneça o número do processo e o nome da parte”, disse Nelson Nogueira, coordenador do setor de atendimento.

A iniciativa faz parte do projeto IntegraJus, que tem o objetivo de integrar o TJCE e o Poder Executivo, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).