Conteúdo da Notícia

6ª Câmara Cível realiza primeira reunião do  Ciclo de Estudos Permanentes de Processo Civil

6ª Câmara Cível realiza primeira reunião do Ciclo de Estudos Permanentes de Processo Civil

Ouvir: 6ª Câmara Cível realiza primeira reunião do Ciclo de Estudos Permanentes de Processo Civil

A 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu, nesta quarta-feira (30/03), a primeira reunião do Ciclo de Estudos Permanentes de Processo Civil. O objetivo é capacitar a equipe técnica dos desembargadores para a aplicabilidade da doutrina jurídica com a chegada do novo Código de Processo Civil (CPC), em vigor deste o último dia 18 de março.
O vice-presidente do Judiciário estadual, desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes, e as desembargadoras Sérgia Maria Mendonça Miranda (presidente da Câmara), Maria Vilauba Fausto Lopes e Lira Ramos de Oliveira, integrantes do colegiado, estiveram presentes. O treinamento, realizado no subsolo do Palácio da Justiça, ainda contou com a participação de assessores, servidores e estagiários dos gabinetes deles e de outros magistrados.
A capacitação foi conduzida por Pablo Romão, assessor do gabinete da desembargadora Lira Ramos. Ele falou sobre Direito Intertemporal no novo CPC. Destacou que a norma processual não retroagirá e será aplicável imediatamente aos processos em curso, respeitados os atos processuais praticados e as situações jurídicas consolidadas sob a vigência da norma revogada.
Pablo Romão ainda abordou as soluções previstas para processos pendentes de julgamento. A realização de audiências de conciliação e mediação, as novas regras de cabimento de recurso e a contagem de prazos também foram discutidos.
O vice-presidente, que em 2015 participou da Comissão de Estudo de Impacto do novo CPC, instituída pelo TJCE, elogiou a iniciativa da 6ª Câmara Cível. Filgueira Mendes ainda salientou ter vivido experiência semelhante antes da nova legislação entrar em vigor, quando ele presidia a 2ª Câmara Cível.
A desembargadora Sérgia Miranda está à frente dos trabalhos. “A importância do estudo que ora realizamos não é somente capacitar os assessores e servidores, mas buscar formas de unificar entendimentos da 6ª Câmara no que diz respeito às novas regras de procedimento, atualizar as rotinas dos nossos gabinetes e proporcionar às partes e seus advogados uma jurisdição de excelência”, destaca.
Responsável pela coordenação acadêmica do Ciclo de Estudos, a desembargadora Lira Ramos explica que já vinha discutindo as mudanças do CPC com a equipe e ressalta a necessidade de ampliar o debate. “Acho muito interessante a realização desses encontros nesse momento de transição para uniformizar os entendimentos do colegiado”, finaliza.
A ideia é convidar magistrados e professores para participarem dos encontros como palestrantes. As reuniões serão realizados a cada quinze dias e terão duração de quatro horas cada uma, totalizando 40 horas. Ao final dos trabalhos, os participantes que obtiverem 75% de frequência vão receber certificado.
No próximo encontro, dia 13 de abril, a pauta será “Honorários Advocatícios”. As discussões serão conduzidas pelo gabinete da desembargadora Vilauba Lopes.
Ciclo de Estudos Permanentes de Processo Civil
Periodicidade: Quinzenal
Horário: 14h às 18h
Local: Subsolo do Palácio da Justiça