Conteúdo da Notícia

3ª Vara leva a júri acusado de homicídio qualificado

Ouvir: 3ª Vara leva a júri acusado de homicídio qualificado

A 3ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, nesta quinta-feira (06/08), às 13h, o réu Paulo Sérgio Silva Sousa, acusado de participar do assassinato de Antônio Ednardo Pinto da Silva. Ele responderá pelo crime de homicídio qualificado por motivo torpe, conforme o artigo 121, parágrafo 2º, inciso I combinado com o artigo 29, do Código Penal Brasileiro. Os outros dois acusados de envolvimento no crime já foram julgados.
Os acusados já levados a julgamento foram Jorge Pedro Silva de Sousa e Aristóteles Sousa Batista, vulgo ?Toti?. O primeiro foi condenado, no dia 16 de março de 2006, à pena de 12 anos de reclusão e o segundo foi absolvido em julgamento acontecido no dia 7 de agosto de 2007.
De acordo com a denúncia, no dia 02 de dezembro de 2000, por volta das 16h, na Rua Américo Vespúcio, no bairro Parque Dois Irmãos, em Fortaleza, Jorge Pedro Silva de Sousa, conhecido como ?Coca?, usando uma faca e contando com a participação de seu sobrinho Aristóteles Sousa Batista, e de seu irmão, Paulo Sérgio Silva, feriram de forma mortal a vítima, Antônio Ednardo Pinto da Silva.
Consta nos autos que os homens se envolveram em luta corporal. A vítima com um pedaço de madeira enfrentou ?Coca?, que tinha uma faca. Em dado momento, o pai da vítima tirou-lhe o pedaço de madeira da mão e suplicou que ?Coca? e seus parceiros fossem embora. Nesta ocasião, ?Toti? apoderou-se de outro pedaço de madeira e aplicou uma pancada por trás da cabeça de Ednardo. Com a vítima desorientada, Jorge Pedro a atingiu com um golpe certeiro e mortal. Para terminar a ação o réu, Paulo Sérgio Silva Sousa, desferiu um chute na vítima, que faleceu diante seus familiares e algozes.
O acusado Paulo Sérgio atualmente está paraplégico, não podendo, por tanto, locomover-se para o júri. Contudo, após a reforma do processo penal que prevê o julgamento de acusado sem a sua presença, desde que devidamente intimado e com anuência da defesa, o júri foi marcado para esta quinta-feira.
A acusação será feita pelo promotor de Justiça, Humberto Ibiapina. A defesa do réu será patrocinada pela advogada Sônia Cavalcante. O julgamento será presidido pelo juiz titular da 3ª Vara do Júri, José de Castro Andrade.