Conteúdo da Notícia

3 fugas confirmadas após recontagem

Ouvir: 3 fugas confirmadas após recontagem

24.08.2010 Fortaleza
Após recontagem dos presos no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), a Polícia confirmou que foram três os detentos que fugiram do presídio no fim de semana. O trabalho dos policiais teve início na manhã de ontem e se estendeu até as 14 horas. Segundo o coronel Taumaturgo Granjeiro, coordenador-adjunto da Coordenadoria do Sistema Penitenciário (Cosipe), foi realizada uma varredura em todos os pavilhões e dependências do IPPS, inclusive a Selva de Pedra, ala de segurança máxima do presídio, localizado em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Na recontagem, foram localizados 908 presos. Até o fim de semana, eram 911. O três que faltaram são os assaltantes Fabiano da Silva Aquino, o ?Fabinho da Pavuna?; José dos Santos Vieira, o ?Zé Silvério?; e o sequestrador Márcio Teixeira Perdigão, o ?Barriga?. Segundo a Polícia, eles fugiram na madrugada de sábado. Até a noite de ontem, nenhum deles havia sido localizado.
De acordo com o diretor-adjunto do IPPS, Karlúcio Macedo Dantas, o ?Fabinho da Pavuna? fugiu da Selva de Pedra. Já os outros dois estavam em uma cela situada no Pavilhão 8. Durante a varredura, a Polícia não encontrou armas ou drogas no presídio. ?As ações se concentraram na recontagem, que era a prioridade?, justifica Granjeiro.
O trabalho de recontagem foi feito por 100 policiais, sendo a maioria do Batalhão de Choque da PM, incluindo homens do Canil e do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate).
A forma como eles fugiram continua um mistério. Ainda não se sabe se os três escaparam pelo portão que dá acesso à área interna do presídio ou pela muralha. A Secretaria da Justiça e Cidania (Sejus) e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) devem abrir hoje sindicâncias para apurar o caso. Também será instaurado um inquérito policial na Delegacia Metropolitana de Aquiraz.
Perigoso
Como fugitivo mais perigoso, a Polícia aponta ?Fabinho da Pavuna?, assaltante de bancos e carros-fortes. Ele, que também participou de um sequestro, costumava se armar com fuzis e metralhadoras durante suas ações. Pavuna é condenado há mais de 30 anos de prisão. Em 2005, foi resgatado por homens armados enquanto estava sendo conduzido em uma viatura da Polícia até o Fórum da Comarca do município de Maracanaú.
Ainda conforme a Polícia, é provável que Marcio Perdigão tenha financiado a fuga com dinheiro conseguido em sequestros. Numa de suas ações, ele sequestrou o filho de um empresario de Fortaleza. O outro fugitivo, Zé Silvério, é natural do Piauí e estava preso por assalto.(colaborou Tiago Braga).
DINAMITES
> Em abril deste ano, foram encontradas cinco bananas de dinamite na muralha do IPPS. Quatro dias depois, foram encontradas mais duas bananas do lado de fora.
> De acordo com uma fonte de dentro do presídio que prefere não se identificar, a fuga não teria sido descoberta pela administração e sim denunciada por um outro preso.
> Num plantão normal, 22 policiais e oito agentes cuidam dos mais de mil presos encarcerados no IPPS. Depois das 18h, dois policiais e um agente se deslocam para a área administrativa, diminuindo ainda mais o efetivo que supervisiona os presos.