Conteúdo da Notícia

2ª Câmara de Direito Privado do TJCE utiliza pela primeira vez sistema de videoconferência

2ª Câmara de Direito Privado do TJCE utiliza pela primeira vez sistema de videoconferência

Ouvir: 2ª Câmara de Direito Privado do TJCE utiliza pela primeira vez sistema de videoconferência

A 2ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) utilizou nessa quarta-feira (04/07), pela primeira vez, a videoconferência para sustentação oral. Um advogado, que estava em Juazeiro do Norte, utilizou a ferramenta virtual para fazer a defesa do cliente dele, em processo julgado na sessão em Fortaleza.
Para o presidente do colegiado, desembargador Carlos Alberto Mendes Forte, o sistema é importante porque “evita despesas e demora no processo”. O magistrado também destacou que a “videoconferência vem somar com outros instrumentos que temos usado para dar celeridade aos feitos, prestigiando o jurisdicionado”.
O relator do referido caso, desembargador Teodoro Silva Santos, disse que a tecnologia já vem sendo utilizada “pelo Supremo [Tribunal Federal] e pelo STJ [Superior Tribunal de Justiça] e, com isso, quem ganha não é só o Judiciário, mas também o jurisdicionado”. Integram a Câmara, ainda, os desembargadores Francisco Gomes de Moura e Maria de Fátima de Melo Loureiro. Ao todo, julgaram 44 ações, em uma hora de sessão.
O TJCE faz uso da ferramenta desde 28 de fevereiro deste ano, quando a 1ª Câmara de Direito Privado utilizou a tecnologia para a realização de duas sustentações orais. A medida é regulamentada no Artigo 937 (§ 4º) do Código de Processo Civil (CPC). A norma permite ao advogado, com domicílio profissional em cidade diferente daquela onde está sediado o Tribunal, realizar sustentação oral por meio de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real.
2ª CRIMINAL
Ainda nessa quarta-feira, a 2ª Câmara Criminal, presidida pelo desembargador Haroldo Correira de Oliveira Máximo, também utilizou pela primeira vez o sistema de videoconferência numa apelação crime. A advogada estava em Juazeiro do Norte.
O relator do processo foi o desembargador Francisco Martônio Pontes de Vasconcelos, que conheceu da ação, mas negou provimento, mantendo, assim, a sentença do juiz de 1º Grau. A 2ª Câmara Criminal julgou 62 processos durante a sessão.
VIDEOCONFERÊNCIA NO FÓRUM
No último dia 18 de maio, o TJCE inaugurou as instalações, no Fórum Clóvis Beviláqua, para realização de audiências com réus presos por meio do sistema virtual. A estrutura tem cinco salas equipadas para essa finalidade, além de equipamento móvel, que estão conectadas com seis unidades prisionais (CPPLs II, III e IV, IPPOO II e presídios de Pacatuba e Caucaia).
A iniciativa é resultado de convênio com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus). A medida evita deslocamento de presos ao Fórum, dando maior rapidez ao andamento dos processos, reduzindo custos e contribuindo com a maior segurança de magistrados e servidores do Judiciário, dos operadores do Direito e da sociedade.