Conteúdo da Notícia

22º Juizado Especial vai funcionar na Faculdade Ari de Sá, no Centro de Fortaleza

22º Juizado Especial vai funcionar na Faculdade Ari de Sá, no Centro de Fortaleza

Ouvir: 22º Juizado Especial vai funcionar na Faculdade Ari de Sá, no Centro de Fortaleza

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) firmou convênio nesta segunda-feira (14/05) para instalação do 22º Juizado Especial Cível de Fortaleza na Faculdade Ari de Sá, localizada no Centro da cidade. O documento foi assinado pelo chefe do Judiciário cearense, desembargador Gladyson Pontes, e o diretor-presidente da instituição de ensino, Oto Brasil de Sá Cavalcante.
Segundo o convênio, a Faculdade vai ceder prédio situado na rua Gonçalves Lêdo, 1240, bem como mobiliário necessário ao funcionamento do Juizado. Também vai disponibilizar estagiários do curso de Direito, que aproveitarão a experiência para a disciplina de prática jurídica.
A unidade terá sala de espera de audiência, gabinete de juiz e espaço para Defensoria Pública e OAB, além de sala de audiências de conciliação, secretaria e balcão de atendimento. “Desde o início da Gestão, temos promovido a política de levar os juizados para o ambiente das universidades, fortalecendo sobretudo o campo da conciliação e mediação. O objetivo é deixar a Justiça ainda mais próxima do cidadão”, ressaltou o desembargador Gladyson Pontes. A Secretaria de Administração e Infraestrutura do TJCE é responsável pelo estudo de viabilidade técnica para a instalação dos juizados.
Segundo o diretor-presidente da Faculdade Ari de Sá, a previsão é de que a unidade esteja funcionando nas novas instalações em 30 dias. “Como instituição de ensino temos que exaltar a importância da Justiça para a resolução de conflitos, essencial para promover a harmonia social. E os alunos também serão bastante beneficiados com a vinda do Juizado”, afirmou.
Para a coordenadora do curso de Direito, Marlene Pinheiro, o convênio “permite o desenvolvimento prático dos alunos e ajuda também nossa comunidade. Desde o princípio a Faculdade se preocupa com a desburocratização do acesso à Justiça, com o uso dos métodos de solução de conflitos. Queremos fomentar essa cultura”, declarou.
Também participaram da reunião o desembargador Heráclito Vieira (diretor da Escola Superior da Magistratura do Ceará); o diretor-executivo da Faculdade Ari de Sá, Andrey Lima; o juiz auxiliar da Presidência, Luciano Lima; o titular do Juizado Especial de Caucaia, juiz Luiz Augusto de Vasconcelos (representando a Coordenação Estadual dos Juizados Especiais); e o secretário de Administração e Infraestrutura do TJCE, Moisés Costa.