Conteúdo da Notícia

1º Colóquio “Justiça Além da Pauta” capacita jornalistas cearenses sobre universo jurídico

Ouvir: 1º Colóquio “Justiça Além da Pauta” capacita jornalistas cearenses sobre universo jurídico

Quanto mais conhecimento, melhor! É o que ofereceu o 1º Colóquio “Justiça Além da Pauta”, capacitação sobre o universo jurídico, ofertada pela Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aos jornalistas da imprensa cearense. O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (29/11), na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) e contou com a presença da chefe do Judiciário cearense, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

“A nossa vida é um verdadeiro aprendizado. Fico feliz em participar deste momento e compartilhar minha experiência. É importante manter esse diálogo com os jornalistas, além de inseri-los no universo jurídico, para que as notícias sejam veiculadas de forma fidedigna. Hoje, o trabalho do Poder Judiciário está sendo acompanhado com mais frequência. E nós, que fazemos o Tribunal de Justiça, temos um carinho especial aos profissionais da imprensa”, destacou a presidente do TJCE.

Desembargadora Nailde realiza abertura do colóquio

O evento foi aberto pelo chefe de Comunicação do Judiciário cearense (Ascom), Ilo Santiago Júnior. “Nossa ideia de promover essa capacitação tem o objetivo de que sejam repassadas para a grande massa, por meio dos jornalistas, o que realmente acontece no Judiciário, com o mínimo de equívoco. Muito do que as pessoas acham e pensam sobre como a Justiça funciona, é fruto dos nossos trabalhos dentro das redações. Por isso, o conhecimento sobre esse universo do Sistema de Justiça é importantíssimo”, enfatizou.

O Colóquio contou com conteúdo explanado pelo juiz auxiliar privativo da 1ª Vara do Júri e integrante do Grupo de Apoio à Vara de Custódia, Antônio Edilberto Oliveira Lima. Ele abordou questões que vão desde os ramos da Justiça e seus respectivos órgãos, a noções básicas das etapas de um processo cível e penal, e como ocorre a atuação do Judiciário em cada uma delas. Cada jornalista recebeu uma cartilha explicativa sobre os órgãos que compõem o Judiciário e o Sistema de Justiça cearense, e suas funções.

Juiz Edilberto Lima durante capacitação de jornalistas

“Proporcionar aos jornalistas uma aproximação com aquilo que nós somos e fazemos é uma iniciativa muito proveitosa, do ponto de vista de como funcionamos. Falar sobre a estrutura do Judiciário, os diferentes ramos, como é o desenrolar de um processo é oportuno para o estreitamento de laços e de uma abordagem que facilite o diálogo”, ressaltou o magistrado.

 

APRENDIZADO
“É uma oportunidade única que a gente tem de ter contato com pessoas que entendem tanto do meio jurídico e que normalmente a gente não tem no nosso dia a dia”, afirmou o jornalista do Grupo O Otimista, Lucas Albano Rodrigues, sobre a iniciativa promovida pela Ascom do TJCE. Para o profissional, é um momento “ímpar, de encontrar pessoas de grosso calibre do entendimento do universo jurídico, como a desembargadora Nailde Pinheiro, e aprender com ela e com quem faz o Tribunal de Justiça”.

Além da presença de jornalistas dos mais variados veículos de comunicação da imprensa do Ceará, o evento contou também com a participação de estudantes de Jornalismo da Universidade de Fortaleza (Unifor), dos 5º ao 8º períodos. “Essa capacitação abriu meus olhos em relação à área jurídica, que acaba estando muito distante de nós, estudantes de Jornalismo. Esse momento me ajudou bastante, principalmente na parte didática”, disse a universitária Ana Grazielle.

Confira mais fotos.

TjceTransparente