Conteúdo da Notícia

1ª Vara da Fazenda Pública realizará mutirão neste sábado

1ª Vara da Fazenda Pública realizará mutirão neste sábado

Ouvir: 1ª Vara da Fazenda Pública realizará mutirão neste sábado

Durante este mês de agosto, a 1ª Vara da Fazenda Pública do Fórum Clóvis Beviláqua está intensificando o trabalho do juízo a fim de cumprir a Meta 2, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que se propõe a identificar e julgar ainda este ano os processos de conhecimento protocolados até 31 de dezembro de 2005. Para impulsionar as atividades, a unidade judiciária fará um mutirão neste sábado (22/08), das 8h às 12h, quando serão analisados cerca de 50 processos.
No mutirão deste fim de semana, estarão mobilizados além do juiz Washington Luís Bezerra de Araújo, titular da 1ª Vara da Fazenda Pública, sete funcionários. Somente este mês, já foram julgados pelo magistrado um total de 220 processos e proferidos 593 despachos. Atualmente, tramitam na secretaria cerca de 7 mil ações. “O engajamento e trabalho dos servidores têm sido fundamental para a realização dessa nossa ação. Eles estão trabalhando voluntariamente, sem receber nenhum beneficio”.
De acordo com o juiz Washington Luís, neste primeiro momento serão analisados os processo mais simples, como aqueles casos de ações repetitivas e com entendimento firmado. A partir do próximo mês, serão julgados os autos mais complexos, que envolvam, por exemplo, matéria tributária, reclamações trabalhistas, direitos de servidores, além de ação popular, reparação de danos, ação civil pública, entre outras.
Para proporcionar maior agilidade e eficiência à tramitação dos processos, a unidade judiciária trabalhará intensamente até baixar o número de processos do juízo. Segundo o magistrado, a expectativa é julgar, pelo menos, mil processos até o final deste ano. “Essa meta nos tira da zona de conforto e nos estimula a imprimir um ritmo maior. No final de semana, o trabalho ficará mais direcionado às analises de processos, pois não precisamos atender o público. Se essa estratégia de mutirão aos sábados for proveitosa, adotaremos outras vezes, até alcançar o nosso objetivo”, ressaltou o magistrado.