Conteúdo da Notícia

12ª reunião do Comitê Executivo Estratégico apresenta avanços do Judiciário cearense 

Ouvir: 12ª reunião do Comitê Executivo Estratégico apresenta avanços do Judiciário cearense 

Os gestores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) participaram, nesta quarta-feira (20/03), da 12ª reunião do Comitê Executivo Estratégico (Coex) e apresentaram os principais avanços obtidos pelos projetos estratégicos do Judiciário cearense em diferentes aspectos. O momento ocorreu sob a condução do presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes.  

Os resultados das ações relacionadas ao combate da violência contra a Mulher foram destaque, especialmente diante das estatísticas obtidas com a 26ª Semana da Justiça pela Paz em Casa. Somente durante a força-tarefa, realizada de 4 a 8 de março, o Judiciário estadual somou 1.300 sentenças, 233 audiências de instrução e 270 medidas protetivas, além de 1528 despachos. 

Durante o encontro, ressaltou-se o índice de satisfação com a comunicação interna, que finalizou o ano de 2023 com 78,9% de aprovação, o que já quase corresponde à meta estabelecida para 2024 (79%). Entre os indicadores em tendência de cumprimento estão: a taxa de congestionamento, o custo médio do processo, o tempo médio para o julgamento dos processos, o tempo médio de tramitação das ações penais. Também são avaliados os índices de participação dos juizados especiais na demanda do Judiciário, de incremento de acordos processuais e pré-processuais, de incremento da arrecadação corrente e de conformidade com as políticas de segurança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). 

As melhorias relacionadas com temas como a robotização e inteligência artificial, inovação, aperfeiçoamento da gestão de arrecadação, modernização na área administrativa, humanização do atendimento, busca integrada de jurisprudência, política de ferramentas de segurança da informação e o plano de obras foram outros assuntos debatidos pelos gestores.  

Marcaram presença no encontro os juízes auxiliares da Presidência do TJCE, Marcelo Roseno, Ricardo Alexandre e Rômulo Veras; a juíza auxiliar da Vice-Presidência do TJCE e cogestora do Programa de Fortalecimento Lideranças Femininas, Ana Cristina Esmeraldo; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Gúcio Carvalho; a diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Solange Menezes Holanda; e o juiz César Morel, que está à frente do Núcleo de Combate à Violência Doméstica (Nucevid) e é titular do Juizado da Mulher de Maracanaú. 

Participaram, ainda, os secretários-gerais Judiciário e Administrativo, Nilsiton Aragão e Sérgio Mendes, respectivamente; os secretários de Tecnologia da Informação, Denise Olsen; de Administração e Infraestrutura, Pedro Ítalo Sampaio; de Planejamento e Gestão, Rafaella Lopes; de Finanças, Marcos Coelho; e de Gestão de Pessoas, Felipe Mourão; bem como o diretor negocial do Processo Judicial Eletrônico (PJe), Miguel Mota; o chefe da Assessoria de Comunicação, Ilo Santiago Jr; e o consultor jurídico, Cristiano Batista da Silva.