Conteúdo da Notícia

Poder Judiciário promove capacitação durante o “Mês do Oficial de Justiça” 

Ouvir: Poder Judiciário promove capacitação durante o “Mês do Oficial de Justiça” 

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), através da diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB) e com o apoio do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado (Sindojus), promoveu, nesta quarta-feira (20/03), a “1ª Jornada de Capacitação para Oficiais de Justiça – Desbravando caminhos”. A atividade, realizada na Escola Superior da Magistratura (Esmec), integra as ações do mês dedicado aos profissionais, como forma de reconhecer e valorizar o papel essencial que desempenham para a efetividade das decisões judiciais. 

A abertura do encontro foi conduzida pelo presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes. “Aproveito a oportunidade para manifestar meus agradecimentos e reconhecer o trabalho efetuado diariamente pelos oficiais e oficialas de Justiça de todo o Estado”, enalteceu.

 

Presidente do TJCE durante 1ª Jornada de Capacitação para Oficiais de Justiça

 

Para a diretora do FCB, juíza Solange Menezes Holanda, “o oficial de Justiça é um servidor extremamente importante, é a cara do Poder Judiciário, é quem vai na casa das pessoas, é quem primeiro aparece. Desde o início da Gestão, buscamos trabalhar com os oficiais e as oficialas de Justiça para que tenham mais bem-estar, uma estrutura melhor e que se capacitem regularmente, para que desenvolvamos um trabalho ainda melhor para a comunidade”. 

A palestra inaugural, com o tema “Comunicação Objetiva, Clara e Inclusiva com os jurisdicionados – Estratégias para comunicação eficaz e inclusiva”, foi conduzida pelo juiz André Parizo, da Comarca de Palmeira dos Índios, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). O magistrado é mestre em Direito Processual Civil.  

Entre os presentes, estavam o juiz Ricardo Barreto, titular da 5ª Vara da Fazenda Pública e supervisor da Central de Cumprimentos de Mandados (Ceman) de Fortaleza, e o presidente do Sindojus, Vagner Venâncio. 

O QUE DIZEM OS OFICIAIS
Edmilson de Paula, oficial de Justiça da Comarca de Fortaleza, sente cada vez mais orgulho pela atividade que exerce. “Já vai fazer 45 anos que contribuo dessa forma com o Poder Judiciário cearense e venho desempenhando essa função, que é o ‘braço comprido’ do juiz, é o juiz em diligência. É muito importante este cargo porque me leva aos longínquos locais para comunicar as decisões e fazer com que a Justiça seja feita não apenas para quem tem condições, mas também para aqueles mais humildes”. 

Recém-nomeada como oficiala de Justiça na Comarca de Pedra Branca, Victória Moraes, está entusiasmada com o futuro. “Estou empolgada com a prática do cargo. Tivemos, este mês, algumas aulas práticas que mostram a essencialidade do oficial de Justiça como uma ligação direta entre a sociedade e o Judiciário, trazendo o cidadão mais para perto. Acredito que nossa profissão faz toda a diferença, tornando efetiva uma decisão judicial e fazendo com que as pessoas vejam a Justiça acontecer na prática”. 

PROGRAMAÇÃO DA JORNADA
A 1ª Jornada de Capacitação para Oficiais de Justiça acontece de 20 a 22 de março, em formato híbrido, sendo dois dias em modelo presencial, na Esmec, e um dia na modalidade virtual, pela plataforma Microsoft Teams. 

A programação, organizada pela Seção de Capacitação da Comarca de Fortaleza, conta com palestras, debates e oficinas práticas, abordando diversos temas relacionados ao desenvolvimento de habilidades essenciais para o desempenho das funções dos oficiais de Justiça e também à melhoria da qualidade de vida pessoal e profissional. 

HISTÓRIAS DA GENTE DA JUSTIÇA
Ainda em comemoração ao Dia do Oficial de Justiça, celebrado em 25 de março, Tribunal de Justiça do Ceará lançou série “Histórias da Gente da Justiça”, com crônicas curtas inspiradas em relatos de oficiais e oficialas do Judiciário Estadual.  

Escritos por jornalistas da Assessoria de Comunicação do TJCE, os textos seguem os padrões literários do gênero e são de livre criação dos seus autores. Foram suprimidas algumas informações, como nomes verdadeiros e locais. Clique AQUI para conferir.