Imersão, conhecimento e celebração: Seminário Internacional marca os 40 anos da Esmec 

Imersão, conhecimento e celebração: Seminário Internacional marca os 40 anos da Esmec 

 

São quatro décadas dedicadas à excelência na formação jurídica e ao fortalecimento da Justiça no Ceará. Nos dias 20 e 21 de agosto, a Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) realiza o Seminário Internacional Ciência, Tecnologia e Arte em Movimento. O evento será realizado em dois dias de imersão em temas importantes e transformadores para o meio jurídico e a sociedade. 

A programação foi idealizada para propor reflexões de alto nível sobre os rumos do Direito na era digital. Em debate, estarão painéis estratégicos que abordam o impacto das novas tecnologias e da Inteligência Artificial nos Direitos Fundamentais, os desafios da jurisdição moderna, a perspectiva de gênero nos julgamentos, a tutela ambiental, a proteção de grupos vulnerabilizados e o futuro da formação de magistradas(os). 

As inscrições já estão abertas AQUI e as vagas são limitadas. O evento é voltado para magistradas e magistrados, servidoras e servidores, integrantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Advocacia, além de estudantes de Direito. Com carga horária total de 16h/a, os participantes que atingirem a frequência mínima de 75% receberão certificação oficial.

História e Cultura em destaque 

Além dos debates acadêmicos, o encontro será um marco de celebração da trajetória da Esmec. A abertura contará com a exibição do documentário “Esmec 40 Anos”, cujo teaser já pode ser conferido abaixo, resgatando a memória institucional e homenageando as personalidades que construíram essa história de sucesso.  

Para fechar os dois dias de imersão, o encerramento do Seminário trará uma edição festiva do projeto Esmec Artes, com show exclusivo do cantor Marcos Lessa, celebrando a integração entre Ciência, Tecnologia e Arte. 

Trajetória de transformação 

Ao longo de 2026, o Judiciário cearense vem promovendo uma extensa agenda comemorativa ao jubileu da Esmec, contemplando cursos de aperfeiçoamento, ações de extensão, programas de pós-graduação e eventos culturais. O Seminário Internacional consolida esse ciclo, reafirmando o compromisso da Escola com a formação humanizada e inovadora.

A Esmec também ainda está com inscrições abertas para a submissão de artigos científicos que irão compor o dossiê temático da Revista Themis sobre Educação Judicial, em comemoração aos 40 anos da instituição e aos 30 anos do periódico. Os interessados têm até o dia 11 de agosto de 2026 para enviar trabalhos originais e inéditos, conforme as regras estabelecidas no Edital nº 07/2026.

 Acesse aqui a programação completa

Serviço 
Evento: Seminário Internacional – Ciência, Tecnologia e Arte em Movimento

Data: 20 e 21 de agosto  
Modalidade: Presencial
Local: Auditório da Esmec
Público-alvo: Magistradas e magistrados; servidoras e servidores; integrantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Advocacia; e estudantes de Direito. 
Certificação: Haverá emissão de certificado para os participantes inscritos que atingirem a frequência mínima de 75% (16h/a).