Palestra que aborda povos indígenas é realizada no Polo do Crato em fevereiro
“Povos indígenas: o que eles podem nos ensinar sobre Justiça?”. Esse é o tema da palestra que acontece no Polo do Crato no dia 6 de fevereiro, ministrada pelo servidor do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), José Marcelo Maia Nogueira. As inscrições estão abertas.
O evento será realizado presencialmente no Polo do Crato, no período da tarde, das 14h às 18h, com carga horária de 4 horas/aula. A palestra abordará questões relacionadas aos povos indígenas na contemporaneidade, relacionando-as com temáticas do Sistema de Justiça brasileiro. É destinada a magistradas(os) e servidoras(es) do Judiciário cearense.
O objetivo é tratar sobre os povos indígenas no contexto da colonização do Brasil, questões indígenas atuais, mudanças climáticas e conhecimentos tradicionais, o papel do Poder Judiciário na lida das mudanças climáticas, além de justiça restaurativa e povos indígenas.
Palestrante
José Marcelo Maia Nogueira é doutor em Administração e mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-EAESP). Graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é servidor público do Poder Judiciário do Estado do Ceará, atuando na Secretaria de Planejamento e Gestão. Principais temas de pesquisa: Decolonialidade, Povos indígenas, Estudos Organizacionais, Gestão do Poder Judiciário, Desigualdades Sociais.
Serviço
Palestra “Povos indígenas: o que eles podem nos ensinar sobre Justiça?”
Data: 06/02/2026
Horário: 14h às 18h
Local: Polo do Crato
