Concluído terceiro módulo do curso de Formação de Formadores(as) no Contexto da Magistratura

Concluído terceiro módulo do curso de Formação de Formadores(as) no Contexto da Magistratura

 

A Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) concluiu, nessa sexta-feira (10/10), o terceiro módulo do Curso Formação de Formadores(as) no Contexto da Magistratura – Nível 1, que corresponde à terceira e última fase de qualificação pedagógica de professores que atuam ou desejam atuar no âmbito das escolas judiciais.

Credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura (Enfam), o último módulo aconteceu de forma presencial, entre os dias 08 e 10 de outubro, oportunidade em que foram trabalhados aspectos práticos, com dinâmicas e simulações de situações enfrentadas no cotidiano da sala de aula.

A turma é composta por magistradas, magistrados, servidoras e servidores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) que concluíram os módulos 1 e 2 da Formação de Formadores(as), realizados nos meses de junho e setembro.

Ministrado pelas formadoras Rosângela Evangelista e juíza Jovina D’Ávila Bordoni, o curso apresentou o uso de métodos ativos no contexto da educação judicial, além de aspectos como planejamento, procedimentos didáticos, recursos ativos, procedimentos avaliativos e construção de elementos consistentes quando da elaboração de planos de curso, foram trabalhados neste módulo.

Para Rosângela Evangelista, coordenadora de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados(as) e Servidores(as), a capacitação é fundamental para desenvolver e aperfeiçoar as competências. “É um programa destinado a desenvolver competências em magistrados e servidores envolvidos no planejamento e execução de ações formativas para a magistratura, com o objetivo de criar um efeito multiplicador, capacitando-os a dominar aspectos pedagógicos essenciais para a formação de seus pares, habilitando-os a atuar como docentes e coordenadores de atividades educacionais”, pontuou

O juiz e discente Leonardo da Cunha descreveu sua experiência durante o curso, destacando as técnicas de metodologias ativas apresentadas e a importância da formação para sua carreira. “A minha experiência durante o curso foi muito rica, uma vez que interagi com diversos alunos já docentes e com didáticos e empenhados formadores que utilizaram as mais diversas metodologias ativas, visando à assimilação do conteúdo nos três módulos dele, o que certamente me dará segurança na minha futura atuação como docente”.

O servidor do TJCE Ivan Viana destacou a importância do curso em sua formação. “O curso foi bastante produtivo, os conteúdos ministrados com certeza serão de grande valia para minha formação docente”

Ao concluir os três módulos, os alunos se tornam aptos a compor o banco nacional de formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Veja aqui mais informações sobre os Módulos 1 e 2.

 Esmec conclui Módulo 1 do Nível 1 da Formação de Formadores(as) no Contexto da Magistratura (FOFO)

Esmec conclui Módulo 2 da Formação de Formadores(as) no Contexto da Magistratura (FOFO)