Conteúdo da Notícia

Lançamento da campanha “Férias sem Violência” reúne arte e turismo para conscientizar sobre a violência contra mulher

Ouvir: Lançamento da campanha “Férias sem Violência” reúne arte e turismo para conscientizar sobre a violência contra mulher

Reforçando o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realizou, nesta quarta-feira (16/07), o lançamento oficial da campanha “Férias sem violência” que, desde o início de julho, vêm promovendo ações de conscientização e combate a esse tipo de crime.

O presidente da Corte, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, ressaltou as diferentes iniciativas que estão sendo desenvolvidas pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar. “Sabemos do valor do trabalho de todas e todos que fazem parte do sistema e que têm, cada vez mais, desempenhado esse papel de porto seguro para mulheres em todo o Ceará. Não importa se o resultado não vai ser imediato, o que importa é a atitude, é quebrar esse ciclo de violência e incutir nas nossas meninas, meninos, rapazes e moças essa mentalidade de não compactuar, de não silenciar, de não se omitir.”

Ao longo de todo o mês de férias, equipes do Judiciário estarão nas ruas distribuindo material informativo e conversando com turistas e residentes sobre os tipos de violência ainda enfrentados pelo público feminino e divulgando canais de denúncia. O Aeroporto de Fortaleza (clique AQUI para ver a matéria), o Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé (Clique AQUI) e Avenida Beira Mar (clique AQUI) estão semanalmente na rota das ações educativas da Coordenadoria da Mulher do TJCE.

 

Mulheres e homens posam para foto ao final do evento
O lançamento oficial ocorreu nesta quarta (16), mas as ações vêm sendo realizadas desde o início de julho

 

“A campanha tem o objetivo de fazer com que o turista que esteja chegando ao Ceará compreenda que a presença dele aqui deve acontecer dentro dos controles legais. Queremos que eles cheguem, sejam muito bem acolhidos, mas que respeitem as nossas leis e principalmente, as nossas mulheres”, explicou a desembargadora Vanja Fontenele Pontes, responsável pelas iniciativas da Coordenadoria, detalhando que, com a alta estação, é possível também observar incrementos na ocorrência de casos de violência contra mulheres, tendo, por vezes, turistas, em especial os estrangeiros, envolvidos como perpetradores.

Durante o lançamento, o TJCE e diferentes instituições parceiras dos setores público e privado assinaram termo de adesão à campanha. O evento contou ainda com show de humor do artista “Lailtinho”, humorista, servidor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) e presidente do Conselho da Beira Mar de Fortaleza. “Nós estamos aqui para juntar uma rede de proteção para as mulheres, envolvendo o turismo, a segurança pública, os artistas. Estamos todos unidos para dizer para as mulheres que elas não estão sozinhas”, declarou.

Também prestigiaram o lançamento a desembargadora Silvia Soares de Sá Nóbrega (membra da Coordenadoria Estadual da Mulher); a juíza auxiliar da Presidência, Sirley Pachêco; as juízas Débora Guarines Salomão e Rosa Mendonça; os juízes Antonio Cavalcante Neto, César Morel e Cid Peixoto; servidoras e servidores da Justiça, além de representantes das demais instituições envolvidas na campanha.

 

PARCEIROS DA JUSTIÇA

 

A cerimônia também foi palco do lançamento do selo “Parceiro da Justiça: promovendo a paz com ações reais”, a ser concedido a instituições comprometidas com o enfrentamento à violência contra a mulher. O edital será publicado no Diário da Justiça Eletrônico Administrativo (DJEA).

 

Agenda2030 JustiçaMulher