Conteúdo da Notícia

Desembargadora Maria Iraneide se reúne com  juízes que atuarão na Semana Nacional do Júri

Desembargadora Maria Iraneide se reúne com juízes que atuarão na Semana Nacional do Júri

Ouvir: Desembargadora Maria Iraneide se reúne com juízes que atuarão na Semana Nacional do Júri

A desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), esteve reunida, nessa sexta-feira (14/02), no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), com os juízes que trabalharão na Semana Nacional do Júri, de 17 a 21 de março. Também participaram os juízes Antônio Carlos Pinheiro Klein Filho, coordenador da Esmec, e Emilio de Medeiros Viana, auxiliar da Presidência do Tribunal. O objetivo foi repassar orientações sobre a mobilização, que ocorrerá em todos os estados da Federação.

Gestora dos trabalhos da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) no Estado, a desembargadora pediu engajamento dos magistrados. “Temos mais de cinco mil processos de crimes dolosos contra a vida que estão pendentes de julgamento. Sabemos que o índice de criminalidade é grande, mas não podemos deixar de realizar o júri”. Até o momento, 102 Varas já enviaram a relação dos processos que serão julgados.

O juiz Emílio Viana também pediu o máximo esforço dos magistrados. “A Presidência conta com a colaboração dos senhores. A recomendação é que nós privilegiemos, nessa semana (17 a 21 de março), os processos do tribunal do júri”. Os juízes também foram orientados a antecipar as sessões que ocorreriam no feriado de São José (19/03), padroeiro do Estado.

A ideia da Semana do Júri é despertar as instituições envolvidas para a necessidade de imprimir agilidade no julgamento do maior número possível de processos relativos aos crimes dolosos contra a vida, priorizando as ações da Meta de Persecução Penal da Enasp (julgar todas as ações penais de homicídios dolosos que tenham recebido denúncia até 31 de dezembro de 2009).

RECONHECIMENTO

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) certificará pelo desempenho as unidades judiciárias que se destacarem durante a Semana Nacional do Júri. As unidades que realizarem pelo menos quatro sessões do Tribunal do Júri no período receberão o Selo Bronze. As que realizarem 80% do total, vão receber o Selo Prata. Já o Selo Ouro será entregue às que fizerem 100% das sessões.

Criada em 2010, a Enasp é uma parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o Ministério da Justiça e o CNMP para integrar os órgãos responsáveis pela segurança pública e combate à violência.

REUNIÃO COM GESTORES DA ENASP

Nessa segunda-feira (10/02), a desembargadora Maria Iraneide Moura Silva também se reuniu com o promotor de Justiça Humberto Ibiapina Lima Maia e o delegado Ricardo Romagnoli do Vale, gestores do Grupo de Persecução Penal da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) no Estado. O objetivo foi planejar a atuação de juízes, promotores de Justiça, defensores e servidores que irão trabalhar na Semana Nacional do Júri.

Também participaram do encontro os promotores de Justiça Antonio Iran Coelho Sírio, ex-gestor da Enasp junto ao Ministério Público Estadual (MP/CE), e Alice Iracema Melo Aragão, coordenadora das promotorias das Varas do Júri da Capital. O encontro aconteceu no Palácio da Justiça, no Cambeba.