Conteúdo da Notícia

Desembargadora Nailde Pinheiro participa de aula inaugural da segunda turma do curso de mediação

Desembargadora Nailde Pinheiro participa de aula inaugural da segunda turma do curso de mediação

Ouvir: Desembargadora Nailde Pinheiro participa de aula inaugural da segunda turma do curso de mediação

A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará, fez a abertura, nesta segunda-feira (23/09), das aulas presenciais da segunda turma do Curso de Mediação e Conciliação. O treinamento, realizado na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), é direcionado para titulares e prepostos indicados de cartórios cearenses.

Segundo a magistrada, a conciliação representa a oportunidade de as pessoas resolverem conflitos e pendências judiciais. “Com a disposição para conciliar, você resolve o litígio. Não há mais necessidade de recursos, pois as partes acordaram em solucionar o conflito e, por fim, a paz é alcançada”.

O tema inicial do curso foi “Ética”, ministrado pelo juiz Carlos Henrique Garcia de Oliveira, titular do 2º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza. Os instrutores do curso são os servidores Flávio José Moreira Gonçalves, assessor pedagógico da Esmec, Tereza Mônica Sarquis Bezerra e Maria Célia Lima Moreira.

A próxima etapa será o estágio supervisionado, que consiste em participar de dez sessões de mediação/conciliação. Essa etapa ocorrerá de 30 de setembro a 4 de outubro deste ano, em unidades do Judiciário estadual.

A capacitação atende à Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Provimento nº 12/2013 da Corregedoria Geral de Justiça do Ceará.

TURMA I

Os alunos da primeira turma já iniciaram o estágio supervisionado, sob a supervisão de instrutores. As audiências estão sendo realizadas no 2º, 22º, 24º e 25º JECCs da Capital.