
Diretoria do Fórum apresenta novo ciclo de treinamentos sobre gestão
- 597 Visualizações
- 01-07-2013
A Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua inicia, no próximo mês de agosto, o segundo ciclo de treinamentos do Programa de Desenvolvimento de Gestores Judiciais (PDJUD). O cronograma foi apresentado, nessa sexta-feira (28/06), durante reunião com diretores de secretaria das Varas e Juizados Especiais da Capital.
Serão abordados os temas “Planilha eletrônica” e “Ferramentas de gestão”. O secretário executivo da Diretoria, Wilton Bessa, explicou que este será o momento de aproximar os conhecimentos teóricos abordados no primeiro ciclo da realidade vivenciada pelas unidades. “O objetivo maior é trazer conhecimentos práticos e instrumentais que possam ser aplicados no ambiente de trabalho”, disse.
PRIMEIRA FASE
O secretário executivo elogiou o envolvimento dos diretores de secretaria durante a primeira fase do projeto, realizada nos meses de maio e junho. Nesse período, foram promovidos cursos sobre “Liderança e trabalho em equipe”, “Teoria do planejamento”, “Foco em resultado”, “Planejamento Estratégico do TJCE / Utilizando a GAM como recurso gerencial” e “Tomada de decisão”.
“O PDJUD não é um projeto apenas da Diretoria, mas de todo o Fórum. A Diretoria está apenas oferecendo as condições para que as unidades avancem e desenvolvam iniciativas que melhorem o desempenho da Justiça”, disse o secretário.
EXEMPLO DE GESTÃO
Durante a reunião, foi apresentado o Projeto de Gestão Estratégica desenvolvido pelo 14º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC). A juíza titular, Maria Lúcia Falcão Nascimento, apresentou diversas iniciativas que já vinham sendo desenvolvidas na unidade, como a elaboração de um Manual de Rotinas e de uma Cartilha do Jurisdicionado.
A magistrada considera que, com os treinamentos oferecidos pela Diretoria, os projetos já existentes poderão ser aprimorados e outras ideias devem ser incorporadas. Para ela, o PDJUD reconhece a grande importância do diretor de secretaria para o bom andamento da Vara.
“O diretor tem que ser líder, saber distribuir tarefas, saber cobrar, organizar, planejar. Ele é o elo de ligação entre o juiz e a equipe, bem como entre o juiz e os jurisdicionados, e precisa ser alguém acessível e com uma boa visão da unidade como um todo”, enfatizou a juíza.
A diretora de secretaria da unidade, Nelzeny Feitosa, afirmou que a realização de reuniões periódicas, o estabelecimento de metas, o conhecimento compartilhado das tarefas e um ambiente de trabalho harmonioso são os pilares do modelo de gestão adotado no 14º JECC.
Para ela, o PDJUD está permitindo que os diretores de secretaria sejam preparados para exercer as múltiplas atribuições inerentes à função. “Até então, nós só tínhamos o conhecimento prático e a vontade de melhorar. Agora, com essa iniciativa inédita da Diretoria do Fórum, temos também um conhecimento técnico, que vai nos permitir atingir as metas com maior rapidez e efetividade”, afirmou.
CRONOGRAMA
1ª Turma – Para diretores das Varas da Fazenda Pública, Execuções Fiscais e Sucessões – Dias 5, 9 e 12/08 (Planilha eletrônica) e 16, 19 e 23/08 (Ferramentas de gestão);
2ª Turma – Para diretores das Varas de Família e de Recuperação de Empresas e Falências – Dias 5, 9 e 12/08 (Planilha eletrônica) e 16, 19 e 23/08 (Ferramentas de gestão);
3ª Turma – Para diretores da 1ª a 20ª Varas Cíveis – Dias 26 e 30/08 e 2/09 (Planilha eletrônica) e 6, 9 e 13/09 (Ferramentas de gestão);
4ª Turma – Para diretores da 21ª a 30ª Varas Cíveis, Juizado da Mulher, Auditoria Militar e Vara de Penas Alternativas – Dias 26 e 30/08 e 2/09 (Planilha eletrônica) e 6, 9 e 13/09 (Ferramentas de gestão);
5ª Turma – Para diretores das Varas Criminais – Dias 16, 20 e 23/09 (Planilha eletrônica) e 27 e 30/09 e 4/10 (Ferramentas de gestão);
6ª Turma – Para diretores das Varas da Infância e da Juventude, do Júri, do Trânsito, de Execuções Penais e de Tráfico de Drogas – Dias 16, 20 e 23/09 (Planilha eletrônica) e 27 e 30/09 e 4/10 (Ferramentas de gestão).