Conteúdo da Notícia

Laboratório de Inovação do TJCE apresenta ideias com foco no aprimoramento da gestão pública

Ouvir: Laboratório de Inovação do TJCE apresenta ideias com foco no aprimoramento da gestão pública

Instituído há seis meses, o Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) está focado na execução de ideias que possibilitem soluções inovadoras, garantindo eficiência e estímulo às rotinas de trabalho de magistrados, servidores e demais colaboradores da Justiça, aperfeiçoando assim a prestação dos serviços à sociedade. As ações do empreendimento tecnológico e sua história de desenvolvimento foram apresentadas à Presidência do TJCE, na tarde desta terça-feira (22/06), durante reunião virtual.

“Sinto-me confortável e entusiasmada de ver o desenvolvimento desta iniciativa, que possibilita a prática de ideias e soluções inovadoras, sendo tratada na minha Gestão”, disse a chefe do Judiciário cearense, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

Entre as ideias apresentadas, destaque para as cartas de serviços, divididas em três oficinas: Idealiza (oficina de ideação), Realiza (oficina de prototipação) e o Fortalece (oficina para fortalecer a cultura de inovação). Os serviços serão realizados a cada quatro meses. Órgãos do Sistema de Justiça serão convidados a participar. “Encontros com outros laboratórios para discutir a vivência de inovação no Judiciário também fazem parte das ações”, explicou o gerente de Desenvolvimento Organizacional do TJCE, Welkey Costa do Carmo, coordenador do projeto.

O juiz supervisor do Laboratório, Ângelo Vettorazzi, destacou que a Gestão da desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira tem tudo a ver com a inovação. “Sua Administração tem se preocupado em relacionar a transformação digital com a humanização. E a inovação é toda ancorada nesses fundamentos, na centralidade do ser humano. Toda vez que se fala em inovação é bom lembrar que ela é produzida por pessoas e para pessoas. Todo o intermédio, metodologia, mudança ou tecnologia são apenas instrumentos, pois são as pessoas que promovem a inovação”.

A presidente do TJCE agradeceu o empenho e as ações apresentadas e enfatizou que a Presidência do Tribunal está disponível para a prática de iniciativas que estimulem a inovação e as novas tecnologias no âmbito do Judiciário estadual.

Antes do laboratório de Inovação do Tribunal instituído, servidores e magistrados foram capacitados pela empresa especializada WeGov, para dominar ferramentas e conceitos voltados a soluções inovadoras, a fim de aplicar na melhoria dos serviços judiciais. O TJCE foi o primeiro Tribunal do país a passar pelo treinamento a distância, em 2020.

Também participaram da reunião, os juízes auxiliares da Presidência Ricardo Alexandre Costa e Emilio de Medeiros Viana.

COMITÊ DE GESTÃO DA INOVAÇÃO
No último dia 17 de junho, o Órgão Especial do TJCE aprovou resolução que institui o Comitê de Gestão da Inovação no âmbito do Poder Judiciário estadual. O objetivo é fomentar e promover, interna e externamente, iniciativas que envolvam não apenas a incorporação de insumos tecnológicos, mas também o desenvolvimento e a implantação de novas metodologias e técnicas de gestão e condução dos processos judiciais. O Comitê atuará junto ao Laboratório de Inovação, ao Centro de Inteligência da Justiça Estadual, ao Programa Cientista-Chefe e a órgãos, setores e/ou programas correlatos que venham a ser instalados no âmbito do TJCE e que possam contribuir para o desenvolvimento e a implementação de estratégias inovadoras. Os membros serão escolhidos pela Presidência do TJCE.