Conteúdo da Notícia

Robô que acelera trabalho nas Turmas Recursais é destaque do TJCE em Podcast

Ouvir: Robô que acelera trabalho nas Turmas Recursais é destaque do TJCE em Podcast

 A tecnologia está sendo uma grande aliada do Judiciário do Ceará para garantir maior celeridade na condução dos trabalhos. Desde outubro, que as 5ª e 6ª Turmas Recursais provisórias implementaram o projeto-piloto de um robô para auxiliar servidores na execução de tarefas repetitivas no Processo Judicial Eletrônico (PJe). A iniciativa está conferindo mais rapidez aos serviços. A novidade é tema do TJCE em Podcast desta quinta-feira (05/11).

O projeto-piloto é fruto de parceria entre o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Universidade de Fortaleza (Unifor), por meio do Programa de Pós-graduação em Informática Aplicada. Atualmente, a Unifor está viabilizando outros cinco robôs para ceder ao Judiciário. A expectativa é que o sistema, que desempenha um total de cinco atividades, quatro indicadas por servidores e uma por juízes, seja aplicado posteriormente a outras unidades judiciárias do Estado.

O analista judiciário da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJCE, Gilberto George Conrado de Souza, explica como funciona o sistema. “O robô é um programa de computador que executa algumas tarefas repetitivas, numa interação homem/máquina. Durante o trabalho é copiado um número de processo, inserido num campo de filtro, depois clica num botão ou num link para abrir uma página. Essas são as atividades executadas. Então, o robô faz esse sequenciamento de atividades. Exatamente aquilo que o servidor faria.”

A servidora do Núcleo de Produtividade Remota do 1º Grau do TJCE, Karyna Ribeiro, afirma que o robô está superando as expectativas. “Ele já desempenhou uma atividade com 262 processos em apenas uma hora, e 20 processos, em 4 minutos. O servidor que esteja programando o robô para trabalhar, também pode atuar paralelamente em outras atividades intelectuais sobre análise processual. Ou seja, superou muito as expectativas.”

Por enquanto, está sendo utilizado apenas nas Turmas Recursais provisórias. “A ideia é que nesse primeiro momento ele seja desenvolvido mesmo especificamente nas turmas provisórias. Mas a proposta é levar, no futuro não muito distante, para todas as unidades que precisem dessa ajuda onde o robô seja capaz de atuar”, disse Karyna.

O TJCE em Podcast lança uma nova edição todas as quintas-feiras e pode ser acessado pelo aplicativo Google Podcasts ou pelo Spotify.