Conteúdo da Notícia

TJCE encerra os trabalhos da 17ª Semana da Justiça pela Paz em Casa com palestra sobre enfrentamento da violência doméstica

Ouvir: TJCE encerra os trabalhos da 17ª Semana da Justiça pela Paz em Casa com palestra sobre enfrentamento da violência doméstica

Como encerramento dos trabalhos da 17ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realiza, nesta sexta-feira (12/03), às 16 horas, encontro sobre o tema “O papel do Poder Judiciário no enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher”. O evento, realizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), por meio da Coordenadoria de Educação Corporativa, terá transmissão ao vivo pelo canal do TJCE no Youtube.

O encontro será aberto pela presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, e contará com a participação da desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra, presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, que atuará como mediadora, e palestra expositiva apresentada pela juíza Teresa Germana Lopes de Azevedo, titular do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Fortaleza.

Na exposição, serão abordados, dentre outros, os seguintes temas: O papel do Judiciário na prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher; a prestação da tutela jurisdicional nas ações envolvendo mulheres em situação de violência doméstica e familiar; a aplicação das normas específicas de Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal pelo Poder Judiciário relativas ao tema; e as instituições criadas para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.

A Semana da Justiça pela Paz em Casa é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais estaduais e tem como objetivo ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha, concentrando esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero. Além disso, são promovidas ações interdisciplinares com o intuito de dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade para a realidade violenta que as mulheres brasileiras enfrentam.

Para este evento, servidores, magistrados e demais colaboradores podem se inscrever em link disponível na TjNet, a intranet do TJCE.