Conteúdo da Notícia

Vice-prefeito de Caucaia é condenado a 12 anos de prisão por homicídio

Ouvir: Vice-prefeito de Caucaia é condenado a 12 anos de prisão por homicídio

O réu Paulo de Tarso Magalhães Guerra, vice-prefeito de Caucaia, foi condenado nessa quarta-feira (15/12), pelo 2º Tribunal do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua, a 12 anos de prisão por prática de homicídio qualificado.
Depois dos debates em plenário, os jurados entenderam que ele foi o autor intelectual do homicídio do genro, o americano Harry Michael Frock, em dezembro de 1993. Logo após o anúncio da decisão do Júri e da fixação da pena, a defesa do réu, feita pelo advogado Ernando Uchôa Sobrinho, recorreu da decisão ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) e solicitou que o réu aguardasse o julgamento do recurso em liberdade, o que foi concedido pelo juiz Henrique Jorge Holanda Silveira, titular da 2ª Vara do Júri.
A defesa sustentou que o americano foi morto durante assalto e que o vice-prefeito não teve participação no assassinato, tese que acabou não aceita pelo Tribunal do Júri.
O CASO
O crime foi praticado no dia 29 de dezembro de 1993, por volta das 19h, na estrada que liga a Praia do Cumbuco à Lagoa do Banana, no Município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Consta nos autos que, em 1988, o acusado foi aos Estados Unidos com a família para realizar curso de especialização.
Durante o tempo em que ficou naquele país, a filha teve relacionamento amoroso com Harry Michael, tendo voltado ao Brasil com um filho dele. Segundo a denúncia do Ministério Público, Paulo de Tarso nunca aprovou a relação, tendo por várias vezes discutido com o casal.
No dia do crime, o acusado estava na companhia do genro e da filha quando teria sido surpreendido por assaltantes. Segundo a versão do réu, três homens abordaram o carro, pedindo dinheiro e objetos de valor, e teriam atirado no genro. Ele afirmou que socorreu a vítima e que não teve nenhuma participação na morte.