Conteúdo da Notícia

Vice-governadora do Estado conhece estrutura da Vara de Audiências de Custódia da Capital

Vice-governadora do Estado conhece estrutura da Vara de Audiências de Custódia da Capital

Ouvir: Vice-governadora do Estado conhece estrutura da Vara de Audiências de Custódia da Capital

A desembargadora Adelineide Viana e o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz José Maria dos Santos Sales, receberam, nesta sexta-feira (12/02), a vice-governadora do Ceará Izolda Cela. Na ocasião, os magistrados apresentaram a estrutura do Fórum e das Varas do Júri e da Vara Única Privativa de Audiências de Custódia de Fortaleza.
Para a desembargadora, a visita foi uma oportunidade para a vice-governadora conhecer o funcionamento dessas unidades, que integram “Pacto pelo Ceará Pacífico”, uma iniciativa do governo estadual que contempla várias ações integradas entre os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, além de representantes da sociedade civil e de empresas particulares.
O Pacto é coordenado por Izolda Cela e visa prevenir e reduzir a criminalidade no Estado, promovendo assim uma cultura de paz. “Nosso grande objetivo comum é aprimorar os processos para conseguirmos cada vez mais eficiência e eficácia nos desafios que mais diretamente competem ao sistema de segurança e justiça”, destacou a vice-governadora durante o encontro.
Ela ressaltou ainda ser importante que as partes [envolvidas no Pacto] estejam “cada vez mais integradas e que possamos identificar o que ainda representar gargalos, para desfazermos os nós e conseguirmos maior eficiência”.
Além de participar do Pacto, pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), a desembargadora Adelineide Viana é a gestora das metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) no Ceará e coordenadora do projeto Audiência de Custódia em Fortaleza.
Também participaram da visita os juízes Marlúcia de Araújo Bezerra e Antônio Carlos Pinheiro Klein Filho, titulares respectivamente da Vara de Audiências de Custódia e da 4ª Vara do Júri; a assessora especial do Sistema Prisional da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), Aline Lima de Paula Miranda; o secretário chefe do gabinete da vice-governadora, Fernando Oliveira, e o coordenador de segurança da vice-governadora, tenente coronel Jaime de Paula Pessoa.