Conteúdo da Notícia

Varas do Júri de Fortaleza sorteiam jurados que atuarão nos julgamentos de 2019

Varas do Júri de Fortaleza sorteiam jurados que atuarão nos julgamentos de 2019

Ouvir: Varas do Júri de Fortaleza sorteiam jurados que atuarão nos julgamentos de 2019

As cinco Varas do Júri da Comarca de Fortaleza sortearam novos jurados para atuar nos julgamentos da Capital que ocorrerão no próximo ano de 2019. O sorteio ocorreu nesta terça-feira (11/12), no 4º Salão do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB). Foram sorteados 125 jurados, sendo 25 para cada unidade. Desses, sete participarão de cada júri.
Com a presença da vice-diretora do Fórum, juíza Ijosina Cavalcante Serpa, e apoio dos servidores das Varas do Júri, o sorteio foi realizado por juízes que atuam nas unidades Antônio Carlos Pinheiro Klein Filho e Eli Gonçalves Júnior. Também contou com a participação dos promotores e defensores públicos, além dos magistrados Victor Nunes Barroso, Edson Feitosa dos Santos Filho e José Ronald Cavalcante Soares Júnior.
Na ocasião, a vice-diretora afirmou que “o sorteio dos jurados é uma obrigação legal determinado pelo Código de Processo Penal, sendo importante no sentido de que haja essa reciclagem dos jurados participantes aos longos dos anos, por ser proibido por lei que as pessoas atuem em anos consecutivos ou ainda em mais de uma Vara do Júri durante o mesmo ano. Além disso, é dado prioridade aos inscritos que residem e atuam dentro da Comarca de Fortaleza”.
O juiz José Ronald Cavalcante Soares Júnior, que responde pela 2ª Vara do Júri, destacou que “os crimes dolosos contra a vida consumados ou tentados são julgados pelo tribunal popular. No momento do júri, o juiz técnico (juiz de Direito determinado através de concurso público) é ombreado pela sociedade por meio do Conselho de Sentença. A vida humana é algo tão ímpar, singular e valorosa, que o juiz técnico se torna apenas o oitavo elemento, pois as setes pessoas (jurados) se reúnem após a realização do sorteio para proceder com o julgamento. Após o veredito o juiz apenas redige a sentença”.
Fonte: FCB