Conteúdo da Notícia

Varas do Júri de Fortaleza realizam 30 julgamentos na Unifor em um mês por ocasião de reforma no Fórum Clóvis Beviláqua

Ouvir: Varas do Júri de Fortaleza realizam 30 julgamentos na Unifor em um mês por ocasião de reforma no Fórum Clóvis Beviláqua

As cinco Varas do Júri da Comarca de Fortaleza já realizaram 30 julgamentos na Universidade de Fortaleza (Unifor) no período de um mês. A iniciativa tem como objetivo a realização das sessões de julgamento do júri, durante o período de reforma do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), que teve início no dia 2 de outubro.

A parceria entre Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e Unifor prevê a concessão de espaços para julgamentos durante o período de melhorias estruturais nos salões onde ocorrem as sessões do júri no FCB, evitando a interrupção dos trabalhos. Para os casos com réus que estejam respondendo aos processos em liberdade, a Unifor disponibiliza cinco auditórios às sessões de julgamento. Já as audiências de instrução, julgamentos de casos de maior complexidade ou com réus presos permanecem sendo feitas no próprio Fórum. O convênio não envolve repasse de recursos públicos, bem como inexiste qualquer vínculo de natureza trabalhista entre as partes.

Durante o período, somente na Universidade, a 1ª Vara do Júri realizou 12 julgamentos; a 2ª Vara cinco; a 3ª Vara, sete; a 4ª Vara, dois; e a 5ª Vara, concluiu quatro júris. Além desses julgamentos, ainda em outubro, todas as varas realizaram vários outros júris no Fórum Clóvis Beviláqua, em auditórios preparados para receber as sessões.

OBRAS
O TJCE iniciou em outubro uma série de melhorias estruturais para o Fórum de Fortaleza. Durante o período de obras, com previsão de duração de 12 meses, a Diretoria do Fórum da Comarca de Fortaleza adotará todas as medidas logísticas necessárias às sessões, como organizar o acesso público aos julgamentos, a disponibilização de equipe de segurança para acompanhamento das sessões, entre outras ações. Além disso, será garantido o acesso da população, jurados profissionais que irão atuar nos julgamentos.