Conteúdo da Notícia

Varas de Família recebem treinamento para gravar audiências por meio do SAJ

Varas de Família recebem treinamento para gravar audiências por meio do SAJ

Ouvir: Varas de Família recebem treinamento para gravar audiências por meio do SAJ

Servidores da 1ª à 10ª Vara de Família do Fórum Clóvis Beviláqua participaram de treinamento sobre gravação de audiência por meio do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), software de gestão dos processos eletrônicos. A capacitação ocorreu na manhã desta quinta-feira (16/08), no Fórum Clóvis Beviláqua.

O objetivo foi passar as funcionalidades da ferramenta, que traz ganho de tempo para o trabalho nas unidades judiciárias. A diretora da 1ª Vara, Débora Farias, considera a novidade um avanço porque reduzirá a digitação de depoimentos por parte dos servidores. “Quando há muitas testemunhas, a gente passa uma tarde inteira digitando. Agora será muito mais rápido”.

Ela ressalta que promotores de Justiça, defensores públicos e advogados poderão copiar os vídeos das audiências em dispositivos móveis eletrônicos. O SAJ possibilita inserir marcadores nos trechos mais relevantes dos depoimentos, facilitando o acesso.

Outras vantagens são a política de segurança para evitar a exposição indevida de imagens a terceiros, o registro de todos os pedidos de exportação (quem solicitou e quem reproduziu as gravações) e o backup automático das imagens.

Servidores, diretores de secretaria e juízes das Varas Criminais e da 3ª Vara de Delitos de Tráfico de Drogas da Capital já passaram pelo treinamento. A capacitação será ofertada a todas as unidades do Fórum Clóvis Beviláqua.