Conteúdo da Notícia

Varas da Infância e da Juventude promovem encontro com interessados em adotar

Ouvir: Varas da Infância e da Juventude promovem encontro com interessados em adotar

O setor de Adoção das Varas da Infância e da Juventude do Fórum Clóvis Beviláqua realizou, na manhã desta terça-feira (23/11), o encontro preparatório psicossocial e jurídico para pessoas interessadas em adotar crianças e adolescentes. O evento, que ocorre mensalmente, reuniu cerca de 30 candidatos que conheceram os aspectos sociais e jurídicos inerentes ao procedimento.
A realização dos encontros está previsto na nova Lei de Adoção para que os pretendentes sejam instruídos sobre todas as implicações que o ato representa na vida das famílias. Antes mesmo de a lei determinar as reuniões, as Varas da Infância e da Juventude do Fórum já realizava os encontros.
Para participar, é necessário que o interessado já tenha comparecido ao setor de Adoção e feito a inscrição, apresentando a documentação necessária e preenchendo cadastro com o perfil do adotando.
Na reunião, foram apresentados vídeos referentes ao procedimento adotivo e à convivência em família de pessoas adotadas. Os convidados foram informados também sobre a situação das unidades de acolhimento onde ficam as crianças à espera de uma nova família.
A analista judiciária Joselita Camelo, uma das organizadoras do encontro, destacou que os cursos têm o objetivo de informar às famílias sobre tudo o que envolve a adoção. Todos os meses, segundo ela, um novo grupo de pessoas comparece ao Fórum para o treinamento.
O passo seguinte é o início das visitas da equipe multidisciplinar das Varas à residência da família, onde é feita entrevista e análise do ambiente doméstico. Tudo isso para que a família seja habilitada a entrar no Cadastro Nacional de Adoção e ficar à espera de uma criança.
Os interessados ainda receberam informações a respeito da situação legal das adoções. A assessora jurídica Maria Magalhães Siqueira explanou sobre a nova Lei de Adoção e sobre os prazos para a concretização da guarda definitiva das crianças.