Conteúdo da Notícia

Varas Cíveis de Fortaleza começam a receber processos eletrônicos nesta segunda-feira

Varas Cíveis de Fortaleza começam a receber processos eletrônicos nesta segunda-feira

Ouvir: Varas Cíveis de Fortaleza começam a receber processos eletrônicos nesta segunda-feira

O diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz José Krentel Ferreira Filho, esteve reunido, na manhã desta sexta-feira (05/10), com profissionais envolvidos na implantação do Sistema de Automação da Justiça (SAJ). Na ocasião, foi confirmado que as 30 Varas Cíveis da Comarca de Fortaleza começam a receber processos por meio eletrônico a partir desta segunda-feira (08/10). Já o início do peticionamento eletrônico obrigatório nessas unidades está marcado para o próximo dia 15.

No encontro, foram discutidos os ajustes técnicos necessários, uma vez que os processos das Varas Cíveis correspondem a cerca de 40% do total de ações em tramitação na Comarca de Fortaleza. O SAJ está instalado nas Varas Cíveis desde o dia 30 de maio deste ano.

Esse tempo foi necessário para a adaptação ao processo eletrônico. Primeiro, os autos permaneceram em papel enquanto as unidades começavam a utilizar as ferramentas do software. Depois, foram intensificados treinamentos para juízes e servidores.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Dilthey Forte, com a inclusão das Varas Cíveis “atingimos um importante marco no projeto de virtualização do Judiciário cearense, concluindo a implantação do processo eletrônico na Comarca de Fortaleza”.

Também participaram da reunião o juiz coordenador do Setor de Distribuição do Fórum, Everardo Biermann; a secretária judiciária do TJCE, Cleidinir Martins; os diretores de departamentos do Fórum, Gustavo Pereira (Informática) e Manuel Oliveira do Nascimento Júnior (Judicial); o gerente do Programa de Virtualização do 2º Grau, Pedro Carlos Alves Cavalcante, e o secretário executivo interino do Fórum, Raimundo Camelo Vasconcelos Júnior.