Conteúdo da Notícia

Turmas do Curso de Idioma, Cultura e Direito da França recebem certificado no TJCE

Turmas do Curso de Idioma, Cultura e Direito da França recebem certificado no TJCE

Ouvir: Turmas do Curso de Idioma, Cultura e Direito da França recebem certificado no TJCE

A cerimônia de entrega dos certificados de conclusão das turmas de 2019 do Curso de Idioma, Cultura e Direito da França foi marcada por homenagens e mensagens de gratidão pelo aprendizado. A solenidade ocorreu na sexta-feira (13/12), no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), e contemplou 59 magistrados e colaboradores concludentes dos níveis de iniciante e avançado.
A servidora Ana Cláudia Távora Pereira, da turma do avançado, fez apresentação musical com acompanhamento de Edilson Boyna no violão. Ela cantou as músicas “Ne me quitte pas”, La vie en rose” e “Eu sei que vou te amar” (versão em francês). Houve ainda exibição de vídeo com depoimentos dos alunos, que mostraram a dedicação e evolução no idioma.
Regina Falcão trabalha no Judiciário há 34 anos e fala das vantagens da capacitação. “A minha memória melhorou, eu faço as coisas mais seguramente. É muito sábia a decisão do Tribunal de Justiça em nos proporcionar esse curso”, afirmou. Nós temos aprendido aqui conteúdos muito importantes, não apenas no que diz respeito à língua, mas também à cultura e ao Direito francês, que está inserido dentro das nossas competências de trabalho”, declarou a servidora Fátima Castro.
“Considero a aquisição de conhecimento uma verdadeira fonte de alegria, genuíno instrumento de transformação dos seres humanos e caminho seguro para um futuro promissor”, disse a professora em seu discurso.
Participaram da mesa as desembargadoras Vera Lúcia Correia Lima e Lígia Andrade e o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), juiz José Maria Sales (alunos do curso), além do desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva e do juiz auxiliar da Presidência, Ricardo Alexandre Costa, representando a vice-presidente do TJCE, desembargadora Nailde Pinheiro, que está no exercício da Presidência.
VOTO DE AGRADECIMENTO
A 1ª Câmara de Direito Privado do TJCE aprovou, no dia 12 de dezembro, voto de agradecimento pela realização do curso. O voto foi proposto pela desembargadora Vera Lúcia, presidente em exercício do colegiado, que é composto também pelos desembargadores Emanuel Leite Albuquerque, Heráclito Vieira de Sousa Neto e Francisco Mauro Ferreira Liberato.

IMPORTÂNCIA DO IDIOMA
Aprender francês não é apenas falar uma nova língua, mas entender toda uma cultura e sua importância para a arte, arquitetura, literatura, gastronomia e História. O francês é a quinta língua mais falada no mundo: são 275 milhões de pessoas em todos os continentes. A cultura e o Direito brasileiro também receberam forte influência da França. Esse foi um dos motivos que levou a juíza Teresa Germana, auxiliar do Juizado da Mulher de Fortaleza, a fazer curso de pós-graduação em Direito Civil naquele país.
O entusiasmo pelo idioma e a vontade de compartilhar conhecimentos motivaram a magistrada a criar o Curso de Noções Básicas em Idioma, Cultura e Direito da França para magistrados e servidores do Judiciário cearense. O curso começou em 2018, com duas turmas que receberam uma hora de aula por semana, ao longo do ano. Em 2019, o projeto se expandiu para turmas de iniciante e de avançado, em parceria com a Coordenadoria de Educação Corporativa. A capacitação ocorreu de fevereiro a novembro, totalizando 37 horas/aula.
A juíza prepara as aulas, o material de estudo e os exercícios. Ela também quer incentivar o intercâmbio de magistrados franceses ao Ceará e apoiar alunos que queiram aprofundar os conhecimentos por meio de testes de proficiência.