Conteúdo da Notícia

Tribunal empossa novo juiz para Comarca de Cruz

Ouvir: Tribunal empossa novo juiz para Comarca de Cruz

O Pleno do Tribunal de Justiça, em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (12/03) empossou o Juiz Substituto de 1ª Entrância Tácio Gurgel Barreto, nomeado para a Comarca de Cruz, vago com a remoção, para a Comarca de Caridade, do juiz de Direito Carlos Eduardo Oliveira Holanda Júnior. O ato de nomeação do juiz Tácio Barreto para ingresso na magistratura cearense foi publicado no Diário da Justiça do último dia 11 de fevereiro.
Este ano, o Pleno do Tribunal de Justiça empossou, no cargo de juiz Substituto, Alexandre Santos Bezerra, que já exerce o cargo na Comarca de Monsenhor Tabosa, vago com a remoção, para a Comarca de Mucambo, do juiz José Arnaldo dos Santos Soares. A posse de Alexandre Bezerra ocorreu na quinta-feira passada (05/03). Um total de 53 juízes, aprovados no concurso de 2005, já foram empossados pelo Tribunal de Justiça do Ceará.
Vitaliciedade
Após dois anos no exercício do cargo, os Juízes Substitutos são promovidos a Juízes de Direito, passando, antes, por um processo de avaliação de desempenho para que tenham direito à vitaliciedade. Ao longo desse período, o novo magistrado é avaliado nos itens de idoneidade moral, dignidade funcional, retidão de conduta, probidade, independência, assiduidade, qualidade do trabalho, eficiência das sentenças, atuação eficaz e serena, conhecimento prático e teórico, disciplina, senso de responsabilidade, discrição, produtividade e bom relacionamento com todos os operadores do Direito e com as partes.