Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça recebe visita de 43 alunos de escola do bairro Parquelândia

Tribunal de Justiça recebe visita de 43 alunos de escola do bairro Parquelândia

Ouvir: Tribunal de Justiça recebe visita de 43 alunos de escola do bairro Parquelândia

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em continuidade às ações do projeto “Justiça e Cidadania”, recebeu nesta quarta-feira (08/08) a visita de 43 alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio Antônio Sales, do bairro Parquelândia. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com a Assessoria de Cerimonial.

Os estudantes conheceram o Memorial do Poder Judiciário, o Departamento de Distribuição, o Setor de Protocolo, Digitalização dos Processos e as Câmaras Cíveis e Penais. Em seguida, assistiram a um vídeo institucional sobre a Justiça do Ceará.

O grupo acompanhou também parte da sessão da 6ª Câmara Cível, presidida pela desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda, que ressaltou a importância da visita e disse que o Poder Judiciário tem feito todos os esforços para prestar o melhor serviço aos jurisdicionados.

Para Mateus Inácio Sousa, do 3º ano, a visita é uma oportunidade única de conhecer como funciona a Justiça cearense. “O prédio, o Memorial, tudo é muito bonito. Com certeza foi uma chance de aprendizado importante”. Ramille Tamara Ribeiro ressaltou que a visita vai influenciar muito a escolha da profissão.

O projeto “Justiça e Cidadania” foi instituído pela Resolução nº 05/2011, do Órgão Especial do TJCE, cujo objetivo é estabelecer canal de comunicação entre o Judiciário e a sociedade. A inciativa está alinhada à Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê, ao menos, a implantação de um projeto de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Judiciário.