Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça e STDS assinam termo de adesão de programa de estágio para alunos da rede pública

Tribunal de Justiça e STDS assinam termo de adesão de programa de estágio para alunos da rede pública

Ouvir: Tribunal de Justiça e STDS assinam termo de adesão de programa de estágio para alunos da rede pública

Termo de adesão ao projeto “Primeiro Passo” foi assinado nesta quarta-feira (05/07) pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Pontes, e pelo titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do Estado, Josbertini Clementino. A iniciativa beneficia 16 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, que atuarão por seis meses no Fórum Clóvis Beviláqua e no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, localizados em Fortaleza.
O presidente do TJCE destacou a necessidade de se oferecer oportunidades, especialmente aos jovens. “Vocês não imaginam a alegria que sinto em recebê-los aqui, para contribuir com a formação de vocês. Aproveitem essa chance de forma intensa. O papel de cada um é importante para conseguir êxito. O sucesso só é alcançado com muito trabalho, estudo, respeito e valores éticos, adquiridos na família e na escola.”
O magistrado também ressaltou a contribuição e a troca de experiências entre estagiários e Judiciário. “O Tribunal não pode ficar distante da sociedade. Temos o compromisso e a responsabilidade social com as demais instituições.”
Para o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, o projeto tem se demonstrado exitoso, porque oferece a primeira ocupação dos jovens rumo ao mercado de trabalho. “Eles têm vivência com vários profissionais, formando uma rede de relacionamento, adquirem conhecimentos e conciliam vida escolar e trabalho. Isso é fundamental para o amadurecimento, inclusive comportamental”.
O titular da STDS também explicou o trabalho de interiorização do programa, levando oportunidades para mais pessoas em todo o Estado.
A juíza Rosa Mendonça, titular do Juizado da Mulher da Comarca da Capital, deu as boas-vindas aos estagiários. “Pela experiência que já tivemos, eles são dedicados, empenhados. Fico feliz com a participação de vocês. Atuem com amor. Isso faz a diferença”.
Além desses 16 jovens cedidos ao Judiciário pela STDS, o Tribunal conta com 21 estagiários do “Primeiro Passo”, que atuam durante o período de 12 meses. Eles recebem R$ 406,64 para atuar durante quatro horas por dia.
A supervisora do projeto, Zita Lúcia Teles, explica que a ação existe há anos e, desde 2007, utiliza a nomenclatura atual. A partir de 2009, passou a remunerar os alunos, por meio de convênios com diversas instituições públicas e empresas privadas. Nesse período, já beneficiou mais de 85 mil estudantes, que precisam ser de escola pública e de família carente, além de ter entre 16 e 21 anos de idade.

“É uma oportunidade valiosa para a vida deles. É um incentivo também ao retorno escolar, porque é preciso estar matriculado. A gente percebe a diferença de comportamento. Muitas vezes chegam tímidos, mas saem com postura diferente. Passam por amadurecimento e desenvolvimento. Muitos são contratados”, disse.
Dos 16 beneficiados com o termo assinado nesta quarta-feira, 12 estavam presentes. Exemplos de Cleiciane Domingos, 17 anos, e José Osmar Júnior, 19, ambos do 3º ano do Ensino Médio. “Vou aproveitar esta chance para aprender e crescer”, afirmou ela. Já o aluno comprometeu-se a “dar o melhor de mim para contribuir com o Judiciário”.
As inscrições para o “Primeiro Passo” estão abertas até o dia 30 deste mês, no site da STDS. A Secretaria distribui os interessados de acordo com a demanda, horários e distâncias para vagas de estagiários, jovens aprendizes e bolsistas.