Conteúdo da Notícia

TJ/Ce: Wilton Machado Carneiro – (Perfil dos novos desembargadores – IV )

Ouvir: TJ/Ce: Wilton Machado Carneiro – (Perfil dos novos desembargadores – IV )

26.11.2009
Teve acesso à magistratura como juiz da Comarca de Boa Viagem, no dia 1º de outubro de 1971. Em seguida, passou pelas Comarcas de Tianguá, Maranguape e Fortaleza, onde foi titular também da 10ª e da 19ª Varas Cíveis e da 2ª Vara de Execuções Fiscais e Crimes contra a Ordem Tributária, da qual era titular até julho de 2009.
A partir de agosto, assumiu temporariamente como desembargador do TJ/Ce, na vaga do desembargador Haroldo Albuquerque, convocado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) como ministro interino. Também já havia sido desembargador temporário de 2001 a 2003.
Entre outros cargos da magistratura, foi membro da 4ª turma do Fórum das Turmas Recursais Professor Dolor Barreira; juiz auxiliar da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua e da 3ª Vara Criminal; e juiz eleitoral em todas as Comarcas pelas quais passou, incluindo a 1ª Zona Eleitoral de Fortaleza.
Natural de Fortaleza, Wilton Carneiro é formado em Direito pela UFC (turma de 1968). Começou a prestar seus serviços para a Justiça antes disso, aos 16 anos, como escrevente do 1º Cartório Crime de Fortaleza. Aos 18, foi aprovado em concurso público para ?escrevente compromisso? (atual cargo de analista-adjunto) do Fórum Clóvis Beviláqua.
Hoje, é membro-nato do Instituto Cearense de Estudos Tributários e filiado ao Instituto dos Magistrados Brasileiros.
Fonte: TJ/Ceará