Conteúdo da Notícia

TJCE terá sistema para atualizar valores  e ordem cronológica de precatórios

TJCE terá sistema para atualizar valores e ordem cronológica de precatórios

Ouvir: TJCE terá sistema para atualizar valores e ordem cronológica de precatórios

Os servidores do Setor de Precatórios do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) estão sendo treinados para operar sistema informatizado que traz maior agilidade na atualização dos valores e da ordem cronológica de pagamento dos débitos. A medida é uma das ações implementadas pela Justiça estadual para reestruturar e otimizar o serviço.
A ferramenta foi cedida, gratuitamente, pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). O convênio foi assinado nesta segunda-feira (07/11) pelos desembargadores José Trindade dos Santos e José Arísio Lopes da Costa, presidentes do TJSC e TJCE, respectivamente.
Segundo o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal cearense, Francisco Eduardo Fontenele Batista, com o uso do sistema o procedimento ficará mais claro, transparente e objetivo. ?Por determinação do presidente, desembargador José Arísio Lopes, visitamos o TJSC em setembro deste ano e conhecemos o programa informatizado. A adoção desse programa, junto a outras iniciativas que a Presidência vem adotando, é imprescindível para a reestruturação do Setor de Precatórios, independentemente de qualquer recomendação?.
A Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) do TJCE é a responsável pela instalação e adaptação da ferramenta, que funcionará dentro do Sistema de Automação da Justiça ? Administrativo (SAJ-Adm). De acordo com o gerente de projetos da Setin, Marcos Gil, deverá ser normatizado o recebimento do pedido de precatórios por meio exclusivamente virtual. ?Todas as Varas da Fazenda Pública de Fortaleza já funcionam com o processo eletrônico e as do Interior possuem o SAJ-Adm?.
O chefe do Setor de Precatórios do TJSC, Clóvis Nunes, explicou que o o programa funciona naquele Tribunal há, aproximadamente, oito anos e vem sendo constantemente aperfeiçoado. ?O sistema atualiza, instantaneamente, os valores e a ordem cronológica de pagamento. A lista fica disponível no site da instituição e pode ser consultada tanto pelos devedores, como credores. ?Isso se traduz em maior agilidade e transparência para o cliente externo, qual seja o advogado, a parte ou o ente devedor?.
Ele veio acompanhado do analista de sistemas Daniel Casarotto. A equipe fica em Fortaleza até a próxima quarta-feira (09/11).
Conforme Terezinha Torres, chefe do Setor de Precatórios do TJCE, a expectativa é que, com o sistema informatizado, o acompanhamento da ordem cronológica de pagamentos seja otimizada.