Conteúdo da Notícia

TJCE em Podcast: Pretendentes à adoção em Fortaleza iniciam curso preparatório virtual

Ouvir: TJCE em Podcast: Pretendentes à adoção em Fortaleza iniciam curso preparatório virtual

O Poder Judiciário do Ceará regulamentou, no dia 16 de abril, curso telepresencial para pretendentes à adoção na Capital. A medida consta na Portaria nº 04/2020 da Coordenação das Varas da Infância e Juventude, assinada pela juíza Mabel Viana Maciel. A capacitação, que teve início na última sexta (17), é tema do TJCE em Podcast desta semana. O curso é uma das etapas necessárias para a habilitação no Sistema Nacional de Adoção.

A capacitação preparatória estava programada para ocorrer presencialmente no mês de março, mas por conta da pandemia do Coronavírus foi adiado para este mês de abril, por meio de videoconferência. A chefe do Cadastro de Adotantes e Adotandos do Fórum Clóvis Beviláqua, Débora Melo, explica que foram “chamados 42 pretendentes à adoção para participar do curso. Eles precisam ter acesso aos meios eletrônicos imprescindíveis para o contato eletrônico, como celular ou computador.” Os participantes estão entre casais ou solteiros pretendentes à adoção em 24 processos que tramitam na Capital cearense.

Érica Burlamaqui, chefe da Seção e Coordenação das Equipes de Manutenção de Vínculo e Adoção, fala da importância do curso. “Este momento tem grande magnitude em todos os seus aspectos. Juridicamente, os pretendentes à adoção terão informações e conhecimentos sobre o passo a passo que os aguardam no processo de habilitação e sobre o trâmite para a adoção. Eles terão maior clareza do que esperar da Justiça”.

Participante do curso, Tatiana Zylberbeg diz que celebrou quando foi informada sobre a preparação, uma vez que ela é parte do processo para adoção. É fundamental para a história dos que estão pretendentes a adotar, estudar, entender e se preparar. Eu parabenizo pela decisão judicial desta iniciativa.”

TJCE em Podcast lança uma nova edição todas as quintas-feiras e pode ser acessado pelo aplicativo Google Podcasts ou pelo Spotify.