Conteúdo da Notícia

TJCE é o segundo do país em número de sessões realizadas no Mês Nacional do Júri

TJCE é o segundo do país em número de sessões realizadas no Mês Nacional do Júri

Ouvir: TJCE é o segundo do país em número de sessões realizadas no Mês Nacional do Júri

O empenho de magistrados e servidores que atuam nas varas do júri da Justiça do Ceará levou o TJCE a conquistar o 2º lugar no ranking do Mês Nacional do Júri, promovido em novembro de 2019, com a realização de 294 sessões de julgamento. Ao todo, 107 juízes e 351 servidores participaram. Foram proferidas 692 sentenças, média de 6,5 por magistrado, bem acima da média nacional: 2,9.
Para o desembargador Henrique Jorge Holanda Silveira, coordenador da força-tarefa no Estado e gestor de metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), o bom desempenho é resultado de um esforço coletivo. “O Mês do Júri foi muito positivo para o Ceará. Tivemos o engajamento de advogados, Ministério Público, Defensoria, policiais, além dos nossos servidores e juízes, todos fundamentais para a realização do júri”.
O magistrado também ressaltou o trabalho dos jurados. “O bom jurado não é o que só condena ou só absolve, mas condena quando é necessário e absolve quando é preciso. Isso se chama Justiça”.
Segundo o relatório completo, divulgado semana passada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a primeira colocação é do TJMG, com 478. Os TJs de Goiás (270), São Paulo (266) e Pernambuco (265) fecham a lista dos cinco primeiros com maior quantidade de júris promovidos.
Com o resultado, o Ceará subiu uma posição em relação a 2018, quando ficou em terceiro lugar, vindo depois de Minas Gerais e do TJPE.