Conteúdo da Notícia

TJCE e Instituto Venelouis Xavier promovem palestra sobre drogas para alunos da Granja Lisboa

TJCE e Instituto Venelouis Xavier promovem palestra sobre drogas para alunos da Granja Lisboa

Ouvir: TJCE e Instituto Venelouis Xavier promovem palestra sobre drogas para alunos da Granja Lisboa

Estudantes da 8ª e da 9ª série da Escola Municipal Dom Antônio de Almeida Lustosa participaram, nessa sexta-feira (31/10), do projeto “Amor à Vida, Crack Não”, promovido pelo Instituto Venelouis Xavier Pereira em parceria com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A instituição de ensino fica localizada no bairro Granja Lisboa, em Fortaleza.

Na ocasião, a psicóloga Marília Barreira explicou sobre os malefícios das drogas. Ela disse que todos os tipos entorpecentes, lícitos e ilícitos, podem causar dependência química e ocasionar danos ao organismo. Segundo a profissional de saúde, muitos jovens utilizam essas substâncias como forma de sociabilização e acabam se tornando viciados.

O ex-empresário e dependente químico em recuperação Jorge Damasceno também falou para os alunos. Ele relatou ter iniciado o consumo de drogas aos 13 anos, com a ingestão de bebidas alcoólicas. Disse ainda que, por causa das drogas, chegou a morar na rua e viver da ajuda de outras pessoas.

O palestrante aconselhou ainda os adolescentes a sempre procurarem conversar com os pais e familiares. “Seu pai e sua mãe são os seus verdadeiros amigos, são eles que vocês devem ouvir e dizer o que estão sentido”.

A coordenadora administrativa da escola, Jane Lanne Oliveira de Freitas, agradeceu às instituições pelo projeto e elogiou a iniciativa. “Este momento é muito importante, principalmente para eles [estudantes], que estão muito vulneráveis às influências externas”.

INSTITUTO
A parceria entre o Tribunal de Justiça e o Instituto Venelouis Xavier Pereira foi firmada em dezembro do ano passado, quando o presidente do TJCE, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, se comprometeu a apoiar a elaboração e a execução do projeto “Amor à Vida, Crack Não”.

Além do Judiciário, a iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa do Ceará, da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE).