Conteúdo da Notícia

TJCE cria Laboratório de Inovação para desenvolver iniciativas que aprimorem a gestão do Judiciário

Ouvir: TJCE cria Laboratório de Inovação para desenvolver iniciativas que aprimorem a gestão do Judiciário

Com o foco na geração de iniciativas que possam impactar positivamente no Judiciário estadual, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) instituiu o Laboratório de Inovação para fomentar a geração, a execução e a aceleração de ideias e oportunidades que possibilitem maior eficiência às rotinas de trabalho. A medida foi aprovada durante sessão do Órgão Especial realizada nesta quinta-feira (17/12).

O Laboratório funcionará com o objetivo de desenvolver a cultura da inovação, priorizando a valorização das pessoas, do capital intelectual e do compromisso com resultados, incentivando e valorizando servidores e colaboradores que desenvolvam soluções inovadoras que aperfeiçoem a prestação de serviços à sociedade.

Nesse sentido, o empreendimento atuará na identificação, desenvolvimento e implementação de iniciativas inovadoras para solucionar problemas específicos da Justiça cearense, com o intuito de melhorar resultados e a satisfação da sociedade; desenvolverá estudos e pesquisas para embasar o aprimoramento dos processos de trabalho e das entregas do Judiciário; realizará projetos-piloto e a geração de modelos; promoverá debates, oficinas e outros eventos colaborativos que viabilizem o compartilhamento de conhecimentos e o aprendizado coletivo, estimulando a cultura de inovação na instituição; entre outas atividades.

O Laboratório será composto por um magistrado, na função de supervisor, um servidor efetivo, que atuará como coordenador; e equipe de laboratoristas. O magistrado e o servidor serão designados pela Presidência do Tribunal de Justiça, já os laboratoristas serão voluntários recrutados internamente, conforme a necessidade do projeto.

As Secretarias Tecnologia da Informação (Setin) e a de Planejamento e Gestão (Seplag) do Poder Judiciário atuarão em colaboração direta com o empreendimento para promover suporte às atividades, que deverão seguir em conformidade com as regras vigentes nos órgãos superiores, em especial no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além das normas internas do TJCE, primando pelo desenvolvimento e uso seguros das soluções em desenvolvimento.

APRESENTAÇÃO
O Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Ceará foi apresentado no dia 17 de julho, durante a abertura do Seminário “Inovação. Eficiência. Sustentabilidade”. A apresentação foi feita pelo presidente do TJCE, desembargador Washington Araújo. Na ocasião, o magistrado destacou que a iniciativa “é de extrema importância para o desenvolvimento das soluções necessárias ao constante aprimoramento da gestão pública, pois é um espaço onde podemos discutir os problemas, desenvolver ideias e soluções, além de ferramentas típicas do processo de inovação”.