Conteúdo da Notícia

Judiciário conclui processo de desativação do SPROC e migra dados para sistemas mais modernos

Ouvir: Judiciário conclui processo de desativação do SPROC e migra dados para sistemas mais modernos

Para promover o aprimoramento dos sistemas de controle de processos judiciais do Poder Judiciário, a Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Ceará (Setin-TJCE) concluiu o processo de desativação do Sistema Processual (SPROC). Todos os dados que estavam no SPROC foram migrados para o Sistema de Automação da Justiça de Primeiro e Segundo Graus (SAJPG e SAJSG) e Processo Judicial Eletrônico (PJe), ferramentas mais modernas.

A mudança vai facilitar para advogados, promotores, defensores, servidores e magistrados porque vai concentrar as informações processuais em duas plataformas ao invés de três. A medida faz parte do portfólio de projetos do biênio 2019-2021 do Tribunal que, na prática, vai contribuir para agilizar as rotinas de trabalho e consequentemente impactar na produtividade e na efetividade dos serviços da Justiça.

“A desativação do SPROC busca a redução da multiplicidade de sistemas judiciais existentes, com vistas ao aprimoramento da prestação jurisdicional”, destaca a secretária de Tecnologia da Informação do TJCE, Denise Norões.

A gerente do Projeto, Liliana Santiago, explicou que o SPROC era um sistema que estava “obsoleto e não possuía mais manutenção evolutiva, visto que o Processo Judicial Eletrônico e o SAJ já desempenham as atividades que eram por ele realizadas”.

O gestor do SPROC e do SAJSG, José Cláudio Pinto Ferreira, enfatizou que a desativação da ferramenta foi um “grande desafio por reunir os dados para os sistemas atuais, que tramitam os autos em formato digital, resgatando informação de processos anteriores a esses sistemas”.