Conteúdo da Notícia

TJCE apresenta resultados do primeiro mês de atuação dos juízes leigos nas Turmas Recursais

TJCE apresenta resultados do primeiro mês de atuação dos juízes leigos nas Turmas Recursais

Ouvir: TJCE apresenta resultados do primeiro mês de atuação dos juízes leigos nas Turmas Recursais

O balanço do primeiro mês de atuação dos juízes leigos (profissionais com formação em Direito) no Fórum das Turmas Recursais foi apresentado, nessa terça-feira (06/08), no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Participaram da reunião desembargadores, juízes togados, secretários e servidores do Judiciário estadual.
Nesses 30 dias, os juízes leigos produziram 438 minutas de acórdão, das quais 302 foram avaliadas pelos magistrados e 224 aprovadas, o que representa 74,17%. O presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo, afirmou que o projeto está na fase inicial e que a tendência é melhorar. “É uma sistemática de trabalho nova. Estamos nos primeiros dias. Vamos aprimorando os procedimentos. Quando a gente vencer o estoque de processos, teremos uma situação mais confortável. Vamos ter a condição de promover mais celeridade ao Sistema dos Juizados.”
Ainda na reunião, os magistrados titulares e suplentes das Turmas Recursais apresentaram sugestões para melhorar as atividades dos juízes leigos. Uma das medidas que o TJCE adotará será maior suporte da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal aos profissionais.
Participaram também o desembargador Gladyson Pontes, coordenador dos Juizados do Ceará; juízes auxiliares da Presidência (Luciano Lima e Alexandre Sá); juízes Geritsa Sampaio (diretora do Fórum das Turmas Recursais) e Marcelo Roseno (integrante da Coordenação dos Juizados da Capital; superintendente da Área Judiciária do Tribunal, Nilsiton Aragão; secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Mendes; além de servidores das Turmas, da Coordenação e do Tribunal.
Os juízes leigos atuam de forma remunerada, sob supervisão dos juízes togados, e recebem bolsa com o total de atos homologados. Eles estão desempenhando a função, inicialmente, nas Turmas Recursais, unidade na qual são julgadas, colegiadamente, os recursos contra decisões dos Juizados da Capital e do Interior. A contratação dos profissionais é uma das medidas do Programa Celeridade e Produtividade, criado pela Presidência do TJCE para aumentar a quantidade de julgamentos e promover mais rapidez, beneficiando o cidadão que busca os serviços Justiça.