Conteúdo da Notícia

TJCE alcança índices acima de 90%no cumprimento de metas fixadas para primeiro semestre de 2017

TJCE alcança índices acima de 90%no cumprimento de metas fixadas para primeiro semestre de 2017

Ouvir: TJCE alcança índices acima de 90%no cumprimento de metas fixadas para primeiro semestre de 2017

Os avanços do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para cumprir as metas fixadas para o primeiro semestre deste ano foram apresentados nesta sexta-feira (04/08), durante a 2ª Reunião de Análise da Estratégia do ano. Os dados, referentes ao primeiro semestre, mostram índices cumpridos e outros superiores a 90% (veja alguns itens abaixo).
Segundo o presidente do TJCE, desembargador Gladyson Pontes, as conquistas vêm de muito trabalho, da intensificação das ações e da atuação de uma equipe muito disciplinada. “Estamos concentrando esforços, fazendo alterações nos moldes de atuação, criando grupo de juízes. Todo esse planejamento é em benefício da sociedade.”
O magistrado também destacou que a apresentação é uma prestação de contas. Ele citou como exemplos a construção de novos fóruns, maior transparência e a ampliação do processo eletrônico para todo o Interior do Estado. “É muito vantajoso, tanto na questão da celeridade como na facilitação do acesso à Justiça. O projeto foi finalizado e está sob a análise do Poder Executivo.”
A supervisora do Comitê Estratégico do Tribunal, desembargadora Tereze Neumann Duarte Chaves, também destacou a importância do planejamento nas instituições públicas. “Encontrei um movimento diferenciado, que está em constante aprimoramento. É preciso planejarmos para mantermos a evolução das atividades do Poder Judiciário.”
Os resultados foram apresentados pelo secretário de Planejamento e Gestão do TJCE, Sérgio Mendes de Oliveira Filho. As metas anuais fazem parte do Plano Estratégico 2015/2020 do Judiciário cearense, que engloba projetos para melhorar acesso do cidadão à Justiça, maior aproximação com a sociedade, satisfação do usuário, gestão consensual (mediação e conciliação) de conflitos e infraestrutura adequada dos prédios.
Presentes ao encontro magistrados, secretários, servidores e outros profissionais, como advogados e integrante do Ministério Público.
PRINCIPAIS METAS DO 1º SEMESTRE DE 2017/GRAU DE CUMPRIMENTO
Aumento do diálogo com a sociedade – meta cumprida com a implementação do quadro “Direito do Consumidor” dentro do programa de TV Judiciário em Evidência, além da parceria com a TVC;
Índice de extinção da punibilidade pela prescrição – meta estipulada de 11%, e resultado obtido de 10,6%;
Índice de realização de audiências – meta de 54% e alcance de 70,7%;
Julgar maior quantidade de processos do que o número de casos novos – 90,8% de alcance da Meta 1 do CNJ;
Capacitação profissional – meta estipulada de 67% de servidores capacitados, e resultado obtido de 82,4%.

CAMPANHA DE LIVROS
Houve ainda campanha de doação de livros, com troca de obras entre os participantes. A iniciativa tem como objetivo incentivar a leitura e a difusão do conhecimento.