Conteúdo da Notícia

STJ supera meta e analisa mais de quatro mil agravos em mutirão

Ouvir: STJ supera meta e analisa mais de quatro mil agravos em mutirão

08.06.2009
O Superior Tribunal de Justiça promoveu um mutirão nos dois últimos sábados com o objetivo de analisar quatro mil agravos de instrumento já transformados em arquivos digitais. Nos dois dias, 120 servidores da Presidência do STJ e da Secretaria Judiciária trabalharam das 7h às 19h na análise, indexação e baixa de 4.060 processos, sendo que 3.380 já foram devolvidos aos tribunais de origem. Esses agravos passam a tramitar apenas pelos computadores do Tribunal.
No dia 30/5, primeira jornada do mutirão, foram analisados 1.800 processos, com a baixa de 1.400. A meta era analisar dois mil processos por dia. Com a experiência adquirida, a equipe conseguiu ultrapassar a meta no segundo dia, 6/6, com a análise de 2.260 agravos e baixa de 1.980. Para Tereza Cristina, assessora da Presidência do STJ, é um resultado significativo. ?Trabalhando no ritmo normal, levaríamos aproximadamente seis dias para alcançar esses números?, comemora.
O mutirão faz parte do grande esforço do STJ de modernizar e agilizar os trabalhos da Corte com a transformação dos processos em papel em arquivos digitais. No início do semestre, foi criada uma força tarefa para digitalizar recursos especiais e agravos de instrumento, que representam 80% dos processos em tramitação. As causas de competência originária da Presidência também foram digitalizadas. Atualmente, das 316 mil ações em curso, 70 mil já foram transformados em arquivos digitais.
Nesta segunda-feira, o STJ fará sua primeira distribuição eletrônica de processos, dando início à era da tramitação digital. A partir da distribuição, os advogados envolvidos que tenham certificação digital e instituições públicas como Ministério Público, Advocacia Geral da União e outros poderão acessar todas as peças dos autos de qualquer computador conectado à internet, 24 horas por dia, sete dias por semana. As informações poderão ser acessadas simultaneamente, gerando grande comodidade para as partes.