Conteúdo da Notícia

Solenidade no Fórum marca abertura do Mês Nacional do Júri com 389 julgamentos em pauta

Solenidade no Fórum marca abertura do Mês Nacional do Júri com 389 julgamentos em pauta

Ouvir: Solenidade no Fórum marca abertura do Mês Nacional do Júri com 389 julgamentos em pauta

Com o intuito de promover esforço concentrado na realização de julgamentos de crimes dolosos contra a vida, a Justiça do Ceará iniciou, na manhã desta sexta-feira (1º/11), os trabalhos do Mês Nacional do Júri. A solenidade de abertura ocorreu no 2º Salão do Júri, no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB). Até o momento, estão agendados 389 julgamentos em todo o Estado, mas a quantidade pode aumentar ao longo dos dias com a atualização das pautas das unidades do Interior.
Durante a cerimônia, o desembargador Henrique Jorge Holanda Silveira, coordenador da força-tarefa no Estado e gestor de metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), defendeu a importância do modelo de julgamento. “Sou um defensor do sistema do júri adotado no Brasil, porque é a sociedade que está decidindo o destino de uma pessoa”.
Na ocasião, o magistrado destacou as qualidades que um jurado precisa ter. “O bom jurado não é o que só condena ou só absolve, mas condena quando é necessário e absolve quando é preciso. Isso é o que se chama Justiça”.
A diretora do Fórum, juíza Ana Cristina Esmeraldo, desejou boa sorte a todos que participarão das atividades e também enalteceu a função de jurado, “que não é fácil, pois exige uma atenção e cuidado na decisão que irá tomar em razão do envolvimento de vidas. Que se chegue ao final com uma resposta adequada e necessária para o sistema de Justiça”.
A juíza Daniela Lima da Rocha, da 3ª Vara Júri de Fortaleza, ressaltou a união entre Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, além da dedicação de magistrados e servidores para o sucesso da força-tarefa. “Tenho certeza que a sociedade ganhará muito com o resultado desse nosso esforço”, disse. A magistrada e o juiz Antonio Carlos Pinheiro Klein, da 4ª Vara do Júri, coordenam a mobilização na Capital.
Ao longo do Mês Nacional estudantes poderão assistir às sessões de julgamento no Fórum mediante inscrições prévias via e-mail inscricoessecap@tjce.jus.br. Para isso, é necessário que informem o nome da instituição de ensino, CPF, curso e período escolhido para assistir aos julgamentos. As vagas são limitadas à lotação máxima dos salões do júri.
Além disso, no espaço reservado dos salões do júri estão fixados cartazes com curiosidades e informações sobre o funcionamento do sistema de julgamento.