Conteúdo da Notícia

Exposição de fotografia e palestra abrem o Esmec Artes 2019

Exposição de fotografia e palestra abrem o Esmec Artes 2019

Ouvir: Exposição de fotografia e palestra abrem o Esmec Artes 2019

A Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) realizou nesta sexta-feira (1º/11), a abertura do projeto Esmec Artes 2019. Em parceria com o Museu da Fotografia de Fortaleza, a Escola recebeu a exposição “Irmãos Vargas”, da coleção Paula e Silvio Frota, do acervo do museu, e a palestra “O que as imagens querem”, com o fotógrafo Silas de Paula.
O diretor da Esmec, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, abriu o evento. Em sua fala, o magistrado apresentou a exposição e enfatizou o comprometimento da Escola em promover eventos culturais e artísticos. “Temos a visão de que a Esmec deve ser um espaço livre, democrático e plural, abarcando todas as áreas do conhecimento”, destacou.
Disponível para visitação durante todo o mês de novembro, a exposição “Irmãos Vargas” consiste no recorte da sociedade peruana entre os anos de 1912 e 1941. Os fotógrafos peruanos Carlos e Miguel Vargas Zaconet retrataram poetas, escritores, dançarinos e atores em seu estúdio de fotografia em Arequipa, que se transformou em ponto de difusão cultural da cidade.
Durante a palestra “O que as imagens querem”, Silas de Paula discutiu sobre a forma como a cultura influencia a forma e como as pessoas enxergam as imagens. Apresentando sua própria experiência na fotografia, o palestrante alega que há uma direta ligação entre a arte e a política. Para contextualizar a temática, Silas de Paula também apresentou brevemente a história da fotografia.
Ph.D pela Universidade de Loughbourough na Inglaterra, o fotógrafo é membro do Conselho de Curadores do Museu da Fotografia de Fortaleza. Para ele, é fundamental compreender o processo de apropriação das imagens para o desenvolvimento de uma postura crítica sobre a fotografia. “Nós temos que aprender a ler e pensar o que as imagens comunicam ou querem comunicar”, afirma.
Durante todo o mês de novembro, a Esmec promoverá atividades culturais e artísticas abertas ao público. Para conferir a programação completa, acesse o link.