Conteúdo da Notícia

Sesquicentenário de Beviláqua

Ouvir: Sesquicentenário de Beviláqua

28.10.2009 Opinião
Este ano comemora-se o transcurso do Sesquicentenário de nascimento do inolvidável cearense CLÓVIS BEVILÁQUA, originário do município de Viçosa, em nosso Estado, projetando-se como um dos luminares da formação jurídica, mercê de seu talento fulgurante e dos abalizados conhecimentos que o fizeram nome paradigmal dos círculos intelectuais do País.
A Câmara Municipal de Fortaleza, por iniciativa de seu presidente, vereador Salmito Filho, promoveu Sessão Solene para destacar a personalidade invulgar do extraordinário jurisconsulto, responsável, em 1916, pela elaboração do nosso Código Civil, repositório dos regramentos que hão prevalecido, com as alterações processadas ao longo do tempo, por imposição da própria realidade vivenciada pela conjuntura.
Ressalte-se que, o ministro César Asfor Rocha é autor de Monografia sobre Beviláqua, remontando às origens, nas mais variadas etapas, até alcançar os píncaros do glorificante esplendor de excepcionais qualidades, como detentor de inteligência privilegiada.
Autor, também, de eruditos pareceres, foi advogado de invejável desempenho, com uma banca frequentada por seus colegas que o procuravam para consultas permanentes e haurir, obviamente, lições fundamentadas por parte de um consagrado civilista.
O Congresso, aliás, programou a realização de sessão solene, a começar pelo Senado Federal, objetivando por em relevo o vulto exponencial de Beviláqua, obrigatoriamente citado em votos e sentenças prolatados por Ministros de Tribunais Superiores e Magistrados das instâncias inferiores.
Os 150 anos de Clóvis Beviláqua merecem, por tudo isso, que reverenciamos a sua memória imperecível, já que ele continua sendo oráculo inspirador de grandes decisões jurisprudenciais, prevalecentes com base em seus abalizados estudos da Ciência de Ulpiano.
O Ceará mobiliza-se obviamente, para expressar o seu orgulho por haver sido berço de um dos mais notáveis mestres de sua época, ainda em evidência pelas sapientes preleções ministradas ao longo de sua existência.
As homenagens a ele tributadas tornam-no exemplo convincente de relembrança para as atuais e futuras gerações.
Mauro Benevides – Deputado Federal