Conteúdo da Notícia

Servidores são capacitados para trabalhar nas secretarias judiciárias

Servidores são capacitados para trabalhar nas secretarias judiciárias

Ouvir: Servidores são capacitados para trabalhar nas secretarias judiciárias

Servidores das novas secretarias judiciárias de Primeiro Grau de Fortaleza iniciaram, nesta terça-feira (20/10), três treinamentos sobre o Sistema de Automação das Justiça (SAJ). As aulas seguem até o próximo dia 22, na Seção de Capacitação do Fórum. Cada curso tem duração de 3h/aula.
Os analistas de suporte do Departamento de Informática do Fórum, Jonathas Brito e Sara Anielle Barbosa, abordam os temas “Expedição de Publicação” (20/10), “Emissão de Mandados, Cartas e Ofícios” (21/10) e “Descongestionamento” (22/10). Cada turma tem em torno de 25 alunos.
De acordo com Jonathas Brito, atualmente os treinamentos realizados sobre o SAJ ultrapassam o conteúdo de informática, entrando na esfera processual. “A maior dificuldade dos usuários não é entender o sistema, mas o processo como um todo”, observa.
Segundo o analista, para explicar como publicar expedientes e editais (assunto do primeiro dia), é necessário também repassar conhecimentos sobre prazos processuais e cadastro de advogados. Já para a emissão de mandados (que será abordada no dia 21), é preciso saber como analisar despachos, decisões interlocutórias, atos ordinatórios e sentenças.
Apesar das capacitações serem independentes, a última funcionará como um desfecho. “O treinamento sobre descongestionamento vai finalizar os anteriores porque vamos mostrar todas as atividades para os processos se tornarem mais céleres”, ressalta Sara.
Ela esclarece que, para as secretarias das Varas da Família (implantadas no último dia 13), cada curso foca em um grupo específico de servidores, que realiza as atividades abordadas em sala de aula. Em três meses, eles voltarão para assistir aos outros treinamentos. “O servidor tem sua função primária, mas exercerá ainda uma secundária, para os casos de falta e substituição”, destaca.
“Estando cada servidor com suas atribuições, é mais fácil criar especialistas. Eles permanecem três meses em uma função. Depois, assumirão outras e passarão por novos treinamentos. Assim fica mais fácil também assimilar o conhecimento”, acrescenta Jonathas.
Servidores da Secretaria Judiciária das Varas de Execução Penal, que será implantada até o início de novembro, também participam das capacitações. No entanto, como o número de participantes é pequeno (12) e as funções ainda não estão definidas, eles estão inscritos nos três cursos.
SECRETARIAS JUDICIÁRIAS
Com o sistema de secretarias judiciárias de Primeiro Grau, os juizes ficam focados na atividade fim, que corresponde à elaboração de despachos, decisões e sentenças. Já os expedientes administrativos são de responsabilidade das referidas secretarias.
O Fórum já contava com a Secretaria Judiciária I, de competência das Varas da Fazenda Pública. A Secretaria Judiciária II atende da 1ª à 9ª Vara de Família, enquanto a III atua da 10ª à 18ª Vara desta especialidade.
A Secretaria Judiciária IV, que iniciará suas atividades até o começo do próximo mês, atenderá as três Varas de Execução Penal de Fortaleza.