Conteúdo da Notícia

Servidores federais em greve realizam “feira do repúdio“

Ouvir: Servidores federais em greve realizam “feira do repúdio“

Fortaleza Pág. 04 24.11.2009
“O governo Lula acha que nosso plano é um abacaxi. No entanto, o salário não dá nem pra comprar bananas… E, no final, quem segura o pepino somos nós trabalhadores do MTE (Ministério do Trabalho)“. Ontem, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE- CE), a frase estampava as faixas da manifestação. Era a “feira do repúdio“, protesto realizado pelos servidores públicos federais da SRTE-CE, em greve desde o último dia 13. Na ocasião, foram distribuídos abacaxis, bananas e pepinos entre os manifestantes e a população.
De acordo com o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Ceará (Sintsef), Luís Carlos Macedo, a feira foi uma forma de fazer conhecida a luta da categoria. Os servidores destacam o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCs), o reajuste do vale alimentação e a substituição da mão de obra terceirizada por trabalhadores concursados como as principais reivindicações. Eles exigem ainda melhores condições de trabalho. “O órgão fiscaliza as empresas privadas. Mas o próprio órgão não dá condições devidas aos seus trabalhadores“.
Ele explica que todas as reivindicações estão detalhadas no aviso ministerial número 30, assinado pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e enviada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão desde fevereiro último. “Até agora não recebemos nenhuma resposta, é por isso que estamos em greve“, diz. Ele informa que, no Ceará, cerca de 70% dos servidores já aderiram à paralisação. Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato, Iguatu e Maracanaú estão entre os municípios que paralisaram as atividades, conforme Macedo. Ele informa ainda que a greve continua por tempo indeterminado.
E-MAIS
> De acordo com o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Ceará (Sintsef), Luís Carlos Macedo, a “feira do repúdio“ ocorreu em todo o Brasil.
> Macedo informou também que quase todos os estados brasileiros já aderiram à paralisação, exceto Santa Catarina e Rio Grande do Norte.
> Nos próximos dias 25 e 26, servidores da SRTE de todo o Brasil estarão em Brasília para pressionar o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo.