Conteúdo da Notícia

Servidores do Judiciário reivindicam adiantamento

Ouvir: Servidores do Judiciário reivindicam adiantamento

28.07.09
?Apesar de o Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) já ter encomendado à Fundação Getúlio Vargas (FGV) um projeto de Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para os servidores do Poder Judiciário cearense, a categoria continua em greve. Eles agora reivindicam a antecipação de melhorias na remuneração que deverão ser contempladas pelo plano e que isso seja feito através de abonos salariais, dados até que o PCCS fique pronto e seja aprovado pela Assembleia Legislativa. Quem informa é o coordenador de administração do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Ceará (Sinpojuce), Alex Viana.
?A vantagem para a categoria vai ser a antecipação dos efeitos do futuro Plano de Cargos e Carreiras. Nós temos uma defasagem que vem de muito longe. Precisamos dessa antecipação?, argumentou ele, informando que, depois de aprovado o PCCS, as melhorias salariais adiantadas poderão ser descontadas das remunerações.
Os valores dessas antecipações que estão sendo negociadas, no entanto, ainda estão em fase de estudo e elaboração por parte do Sinpojuce.
Reunião informal
Ontem à tarde, representantes dos servidores foram recebidos, na sede do TJ, por uma comissão nomeada pelo presidente do Tribunal, desembargador Ernani Barreira, para discutir o assunto. Segundo relato de Viana, foi uma reunião informal em que o juiz assessor da presidência do tribunal, Hortênsio Augusto Nogueira, se comprometeu a levar a proposta de adiantamento para análise da Presidência do Tribunal. A resposta para a proposta teria ficado marcada para a próxima quarta ou quinta-feira.
?Vamos esperar a resposta até quinta-feira e, na sexta, faremos uma assembleia para avaliar se as negociações com o TJ estão avançando ou não?, disse Viana.
Segundo o representante dos servidores, a greve será mantida até que haja um entendimento coletivo de que o TJ abriu um canal para negociação, o que – segundo ele – está começando a ser estabelecido agora.
Os servidores do Poder Judiciário do Ceará estão em greve desde o dia 24 de junho, para reivindicar a elaboração de um novo PCCS. No dia nove de julho, Ernani Barreira assinou um contrato com a FGV para elaboração do plano.
Viana reclama da falta de participação dos servidores no processo de confecção do plano. Segundo ele, ninguém foi chamado até agora para contribuir com a elaboração do projeto.
A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Ceará informou que não não poderia confirmar nem comentar a reunião de ontem na sede do TJ, por desconhecer a ocorrência da reunião. ?
( Jornal O POVO)